Rui Car
28/07/2021 14h39 - Atualizado em 28/07/2021 16h55

Cidades do Alto Vale se preparam para chegada da onda de frio extremo

Saiba qual é o planejamento dos principais municípios da região para os próximos dias, quando os termômetros devem chegar a casa de 0ºC

Assistência Familiar Alto Vale
Em Ibirama a população pode doar roupas usadas em bom estado (Foto: Divulgação / Prefeitura de Ibirama)

Em Ibirama a população pode doar roupas usadas em bom estado (Foto: Divulgação / Prefeitura de Ibirama)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

Com o alerta para frio extremo nos próximos dias em todas as regiões de Santa Catarina, prefeituras do Alto Vale do Itajaí se preparam para prestar assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade durante esse período.

 

A reportagem consultou as maiores cidades da região para saber qual é o planejamento para os próximos dias, quando os termômetros devem chegar a casa de 0ºC.

 

Ibirama

 

A prefeitura de Ibirama, trabalhará no sistema de sobreaviso para atendimento de pessoas vulneráveis.

 

De acordo com a assistente social Maria Rosane Figueiredo, atualmente, o município não possui cidadãos em situação de rua, porém, a equipe ficará em sobreaviso para atendimentos relacionados às famílias migrantes que sofrem algum tipo de vulnerabilidade. Em caso de necessidade, o telefone de plantão é (47) 98842-4890.

 

A prefeitura também promove neste período a entrega de roupas e cobertores às famílias que são acompanhadas pelo serviço. As peças podem ser retiradas no Espaço Bem Vestir, localizado na rua Dr. Getúlio Vargas, aos fundos da Prefeitura de Ibirama.

 

Ituporanga

 

Ituporanga está promovendo uma Campanha de Solidariedade para arrecadar agasalhos de forma emergencial para atender as famílias carentes e a população vulnerável do município.

 

Além de agasalhos, a o município busca apoio da população para arrecadar e distribuir lenha para aquecer as moradias. As doações podem ser feitas no Lar da Solidariedade, em todos os Postos de Saúde e em locais do comércio que estão sendo definidos pela Associação Empresarial de Ituporanga (Acei). A doação de lenha, no entanto, está concentrada no Centro de Referencia da Assistência Social (Cras).

 

Além da campanha, o município mantém o Abrigo Noturno no Ginásio de Esportes Henrique Holetz para o acolhimento de moradores em situação de rua. No Abrigo são atendidas sete pessoas momento onde são disponibilizados kits de acomodação e agasalhos.

 

Rio do Sul

 

Rio do Sul informou que manterá nesta semana o atendimento de moradores de rua através da Ação Inverno, oferecendo local para pernoite, principalmente nos dias de temperaturas mais baixas.

 

Com a parceria da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Canta Galo, os cadastrados poderão passar a noite e ter direito a refeição. Para isso, a pessoa deve procurar o Centro Pop, localizado na rua XV de Novembro.

 

Além de proporcionar abrigo, a Ação Inverno também arrecada agasalhos masculinos, cobertores, meias, gorros e travesseiros, que podem ser doados na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, ou ainda nas entidades parceiras.

 

Taió

 

       

A prefeitura de Taió, através da Secretaria de Assistência Social, iniciou no último final de semana, uma campanha para arrecadar cobertores, edredons e roupas de frio, após os órgãos de meteorologia emitirem alerta para temperaturas negativas, para esta semana.

 

Além das doações, foram utilizados recursos próprios para a aquisição de 170 cobertores nesta segunda e terça-feira, para suprir a demanda inicial que foi levantada em parceria entre a Assistência Social e a Secretaria de Saúde, através das agentes comunitárias, que inclusive, auxiliaram na distribuição. A Defesa Civil municipal e a Secretaria de Educação, através do Departamento de Esportes, também auxiliaram no armazenamento e distribuição deste material.

 

“Após o alerta, não foram medidos esforços para levantar as informações, adquirir o material e, realizar a entrega em tempo hábil. O trabalho em conjunto dentro da administração, foi fundamental para que pudéssemos alcançar essa demanda. Ainda estamos em alerta climático, então nosso pedido para que os taioenses que têm condições, doem calor através de roupas e cobertores, porque precisamos continuar a disposição de quem precisa”, explicou o Secretário de Assistência Social, Jeferson Kniess.

 

A entrega destes cobertores e demais itens, continua sendo realizada na própria Secretaria de Assistência Social, localizada no prédio da prefeitura.

 

Recomendações da Defesa Civil

 

Durante o período de frio intenso, a Defesa Civil recomenda atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite).

 

É essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas.

 

A Defesa Civil também adverte aos agricultores para a tomada de medidas preventivas com a geada. Nas rodovias, o alerta é para o tráfego em áreas serranas, porque há risco de gelo na pista. Evite acelerar e desacelerar bruscamente mantenha uma distância segura do carro a sua frente e tente antecipar a necessidade de parar o carro para evitar usar os freios.


FONTE: ND+ / PREFEITURA DE TAIÓ

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE
Justen Celulares