Rui Car
27/12/2020 13h37

Cidades do Litoral de Santa Catarina registram pontos de alagamento e deslizamento

Alerta de mais chuva e risco de escorregamento de terra mobiliza Defesa Civil

Assistência Familiar Alto Vale
Ruas alagaram e barrancos cederam em Balneário Camboriú (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Ruas alagaram e barrancos cederam em Balneário Camboriú (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Delta Ativa

Balneário Camboriú, no Litoral Norte de SC, amanheceu com ruas cobertas de água neste domingo (27). A chuva forte que caiu nas últimas horas causou alagamentos em diversos bairros da cidade e deslizamentos. Com a intensidade do fenômeno, a areia da praia na região central sofreu erosões. Há registro de ocorrências semelhantes em outros municípios do Litoral, como Bombinhas e Florianópolis. 

 

Conforme o diretor da Defesa Civil de Balneário Camboriú, Fabrício Melo, o sistema de drenagem não conseguiu escoar toda a chuva que caiu entre este sábado e domingo, principalmente nesta madrugada. Foram 46 milímetros em 24 horas, de acordo com dados atualizados no meio desta manhã. A vizinha Camboriú foi a que registrou o maior volume do Estado, com 101 milímetros em 24 horas.

 

Estabelecimentos da Avenida Atlântica, na região central, tiveram de secar os imóveis que acabaram inundados. A Defesa Civil ainda não contabilizou todos os pontos e locais afetados, mas informou que foram diversos, como a Avenida das Flores, Centro, Nações, Vila Real e Praia dos Amores. A água já baixou na maioria dos lugares, o que normalizou o tráfego de veículos.

 

Areia sofreu erosões

Areia sofreu erosões (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Deslizamento ao lado de uma casa

Deslizamento ao lado de uma casa (Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Houve também ao menos três pontos de deslizamento de terra nos bairros Nova Esperança, Nações e Interpraias. Em um dos casos o barro invadiu a área externa de uma casa. Em outro, margens de uma rua. 

 

Risco de novos deslizamentos

 

Além da nota da Defesa Civil emitida neste sábado, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais divulgou neste domingo um alerta sobre a possibilidade de deslizamentos em Balneário Camboriú. No texto, destaca que a estimativa é que haja mais de 500 pessoas em 136 moradias expostas ao risco.

 

“As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela ocupação em encostas por moradias vulneráveis em sistema corte-aterro. Esta situação associada à precipitação incidente (ou acumulada) e a previsão meteorológica indica que pode ocorrer um número significativo de deslizamentos induzidos e deslizamentos esparsos em encostas naturais”, diz o alerta.

 

Alagamentos em Florianópolis

 

Florianópolis também teve pontos de alagamento neste domingo. No bairro Ingleses, motoristas tiveram o trajeto interrompido ao notar o grande volume de água acumulado sobre a pista. Muitos que tentaram atravessar tiveram problemas com os carros, que estragaram.

 

Na região da Lagoa da Conceição, quase 4 mil imóveis estavam sem energia às 12h20min. Moradores relatam que houve explosão em um poste durante a trovoada. 


POR: BIANCA BERTOLI / JORNAL DE SANTA CATARINA – NSC

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares