Rui Car
23/02/2022 13h54

Cidades do Vale divergem sobre “feriadão” de Carnaval

Das quatro maiores cidades da região, duas aderiram a ponto facultativo

Assistência Familiar Alto Vale
 Foto: Rony Costa / Divulgação

Foto: Rony Costa / Divulgação

Delta Ativa

O velho e conhecido ponto facultativo é uma maravilha para quem folga, mas complicado para quem precisa e fica sem o serviço público. No Médio e Alto Vale, as maiores cidades, que são BlumenauIndaialGaspar e Rio do Sul, divergem sobre conceder folga aos servidores públicos durante o período de Carnaval.

 

Em Blumenau, a prefeitura havia suspendido o ponto facultativo por causa da alta de casos da Covid-19, mas com a redução das contaminações o município voltou atrás e restabeleceu a folga aos servidores públicos.

 

A justificativa da prefeitura para o fechamento de serviços como escolas, creches e postos de saúde nas próximas segunda-feira (28) e terça-feira (1) é para que os servidores possam descansar, principalmente as equipes da área da saúde, desgastadas com a pandemia. Ficam mantidos alguns serviços essenciais e alguns setores com esquema de plantão.

 

Outra cidade do Vale que irá aderir ao ponto facultativo é Gaspar. O município alega que o governo do estado fará o “feriadão” e este é o único ponto facultativo da prefeitura durante o ano. O município também afirma que não há folga no dia do servidor público e nem emenda feriados.

 

Cidade do Vale sem ponto facultativo

 

As cidades de Rio do Sul e Indaial dão exemplo e não farão ponto facultativo nas próximas segunda-feira (28) e terça-feira (1). O atendimento à população será normal.

 

O prefeito de Rio do Sul José Thomé escreveu na internet sobre a decisão. “Neste ano não teremos ponto facultativo de Carnaval. Sem eventos e por não ser considerado um feriado, não existe qualquer justificativa de folga por parte do serviço público municipal”, disse.

 

Estado e Governo Federal com “feriadão”

 

Em Santa Catarina, o governo do estado estabeleceu ponto facultativo de segunda-feira (28) até quarta-feira às 14h. Os servidores federais também terão a mesma longa folga.

 

O Carnaval não é um feriado instituído por lei, com raras exceções, e logo, não há folga para os trabalhadores da iniciativa privada.

 

Diferente do caso dos bancários, que por acordo do setor, têm folga neste período. As agências bancárias ficam fechadas durante o período do Carnaval, voltando a funcionar a partir das 12h da Quarta-feira de Cinzas (02).

 

No caso do serviço público, quem paga a conta?

 

Para a maioria da população a vida segue normal no Carnaval, porém, em alguns lugares sem creche, sem escola, sem posto de saúde, entre outros serviços importantes, e claro, sem descanso e pagando a conta.

 

Todos merecem repouso, ainda mais os profissionais de saúde. Mas há dias mais convenientes para isso. O que a população se questiona é que mesmo sem feriado e sem Carnaval os governantes “criam” folgas e limitam os atendimentos públicos.

 

Já está mais do que na hora de se repensar sobre isso.

 

Fonte: Rodrigo Vieira / ND+
Justen Celulares