Rui Car
20/05/2023 11h10

Com apoio da Fapesc, jovens transformam hidromel em negócio utilizando produtos nativos de Santa Catarina

Os testes para novas combinações, no entanto, são permanentes.

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: GSHOW

Fonte: GSHOW

Delta Ativa

 

A bebida mais antiga da humanidade virou negócio para quatro amigos que concluíram juntos a graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O hidromel, uma bebida alcoólica fermentada à base de mel e água, entrou na vida do grupo quando eles ainda eram estudantes de Agronomia, mas o gosto pela atividade e a demanda de mercado os levou à profissionalização e ao empreendedorismo. Nasceu, assim, a Néctar Hidromel. A primeira hidromelaria de Florianópolis.

 

Depois de serem apresentados à bebida em uma disciplina da faculdade, os quatro amigos decidiram investir na experiência: queriam produzir hidromel com insumos locais e nativos de Santa Catarina. Era o fim do ano de 2019. Mas, o projeto que começou com produção caseira e sem muitas pretensões, escalou rapidamente depois que foi selecionado pelo programa Centelha, uma iniciativa que ajuda empreendedores a transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso. O Centelha é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Fundação Certi. Em Santa Catarina, é executado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc).

 

Com ajuda de custo, eles conseguiram investir na ideia, regularizaram a empresa e deram início a uma nova fase da Néctar. Compraram maquinário, organizaram processos e profissionalizaram a testagem de novos componentes para ampliar o portfólio de bebidas para comercialização.

 

E o que antes era feito em casa de forma quase manual logo ganhou um espaço exclusivo para a fabricação – hoje, a empresa está sediada no Bairro Carvoeira, em Florianópolis. “A Néctar cresceu muito depois do programa Centelha. Foi o estopim para que essa ideia pudesse crescer profissionalmente. Conseguimos acelerar a nossa trajetória como empreendedores em uns 10 anos com o incentivo, o que não teríamos condições de fazer até a empresa estar muito bem consolidada”, conta a agrônoma Giulia Scussel, uma das sócias da Néctar.

 

Atualmente, a empresa trabalha com dez fornecedores, todos apicultores familiares do Estado. Um deles é Solano Rubik, apicultor em Major Gercino e presidente da Associação dos Criadores de Abelhas de Pinheiral e Região (Acapi). A parceria dele com a Néctar deu tão certo que a família decidiu regularizar o mel produzido em casa após passar uma vida inteira trabalhando informalmente. Animado com a nova fase, Solano projeta que, em um ano, as vendas irão crescer mais do que nos últimos 20 anos.

 

“A regularização veio da necessidade. Eu vendia o mel por um preço muito baixo e não estava mais valendo a pena. Então, começaram a aparecer representantes interessados, como a Néctar, e decidi dar um novo passo para a nossa produção”, conta.

 

Foto: Arquivo pessoal. Os quatro sócios da Néctar Hidromel: Manoella de Souza, Dylan Thomas, Giulia Scussel e Rodrigo Sant’Ana

 

Produtos nativos de Santa Catarina

 

Antes mesmo de se profissionalizar, os quatro sócios já tinham uma pretensão bem clara para a Néctar: queriam utilizar apenas produtos nativos de Santa Catarina e fortalecer a rede de apicultores familiares do Estado. 

 

“A nossa profissão nos permite ter um contato mais próximo com toda a cadeia agrícola do Estado, então isso não é um problema. É, na verdade, o nosso diferencial”, conta o agrônomo Dylan Thomas, um dos sócios da Néctar.

 

Mas o hidromel feito por eles não se limita apenas ao uso do mel catarinense, um dos melhores do mundo. Além da iguaria, o grupo também aposta em outros elementos para compor o produto final, como frutas e especiarias. Foi assim que a Néctar chegou ao mercado oferecendo cinco receitas diferentes: o hidromel tradicional (feito apenas com água, mel e leveduras), o de hibisco, cravo e canela, o hidromel gaseificado (que vem com a versão de maracujá ou de gengibre e limão) e o frisante com mel Jataí, oriundo de abelhas sem ferrão. 

 

Os testes para novas combinações, no entanto, são permanentes. Eles estão sempre atrás de novidades e novas misturas para oferecer ao mercado, como a opção de hidromel com frutas nativas do Estado, o próximo produto a ser comercializado pela Néctar. O mais recente, no entanto, já está nas prateleiras: um hidromel feito com melato (ou mel de melato da bracatinga), lançado oficialmente durante a Feira do Mel de Florianópolis, em maio. 

 

“Temos muitas ideias, mas o período de testagem é algo complexo e que pode demorar um pouco. Precisamos não só selecionar o que é viável de ser feito, como também a facilidade de conseguir a matéria-prima e o sucesso na saborização”, explica Dylan.

 

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina
Justen Celulares