Rui Car
18/05/2022 11h35 - Atualizado em 18/05/2022 11h36

Com homenagens, Centro de Triagem Covid-19 é fechado em Rio do Sul

Após dois anos e 50 mil atendimentos, espaço no bairro Canta Galo volta a ser apenas estacionamento da UPA 24h

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Fotos: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Delta Ativa

O Centro de Triagem Covid-19 de Rio do Sul foi oficialmente fechado e, a partir desta terça-feira (17), todo paciente com sintomas da doença, deve procurar a unidade de saúde de seu bairro ou a UPA 24h, localizada no bairro Canta Galo.

 

Chamada de “Tenda da UPA”, o Centro de Triagem funcionou por 787 dias sem interrupção, atendendo pouco mais de 50 mil pessoas desde o momento em que Rio do Sul colocou em prática o plano de combate à Covid-19. A triagem ajudou a reduzir a demanda de pessoas que precisavam de atendimento, mas que não deveriam se dirigir a outros locais de saúde por risco de contaminação.

 

Como ato de encerramento das atividades, a Secretaria de Saúde realizou homenagens às pessoas que colaboraram para o trabalho de atendimento da tenda ou em outras ações de combate à Covid-19. Enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, motorista, entre outros profissionais receberam certificado e uma flor, representando todas as classes envolvidas no trabalho durante a pandemia.

 

Foram 787 dias de atendimento sem interrupção, nos finais de semana, feriados, dias de muito calor ou frio. Enfrentamos muitos desafios e certamente lamentamos por cada pessoa que sofreu, assim por aqueles que faleceram com esta terrível doença. Mas não faltou dedicação dos funcionários da saúde e há um sentimento de muita gratidão pelo trabalho realizado”, destaca a secretária de Saúde, Roberta Hochleitner.

 

O prefeito José Thomé destacou o empenho das equipes de saúde durante toda a pandemia, não apenas do município, mas também a relação com hospitais Regional e Samária, para que houvesse união de forças no atendimento nos momentos mais críticos da pandemia.

 

Me emociona lembrar que pudemos atender a população com dignidade e realizar parcerias importantes para que a cidade pudesse ser exemplo no atendimento da Covid-19. Lembraremos sempre e temos profundo respeito pelas pessoas que sofreram, ficaram doentes e até mesmo vieram a falecer. Mas também somos gratos por tantas pessoas que se dedicaram para que o trabalho fosse realizado com o máximo de esmero”, disse Thomé.

 

Por: Clóvis Eduardo Cuco / Prefeitura de Rio do Sul


 

Justen Celulares