Rui Car
10/10/2023 09h49

Com rio estabilizado acima dos 10 metros, Rio do Sul está com mais de 300 ruas alagadas

Prefeitura de Rio do Sul estima que 11,8 mil pessoas já foram afetadas pela enchente

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Gabriela Szenczuk / NDTV

Foto: Gabriela Szenczuk / NDTV

Delta Ativa

Após mais de um dia sem chuva intensa em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, o nível do rio Itajaí-Açu iniciou uma queda muito lenta e gradual. Conforme a Defesa Civil local, o pico da cheia nas últimas horas foi por volta das 19h desta segunda (9), quando o rio chegou a 10,89 metros.

 

Desde então, o nível está diminuindo de 1 a 3 centímetros por hora. Na manhã desta terça (10), o rio Itajaí-Açu estava na marca de 10,64 metros na leitura das 8h.

 

Na cidade, 155 bombeiros estão empenhados no atendimento às ocorrências e gerenciamento da operação na área de atuação do 15º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar), sediado em Rio do Sul, mas que atende todo o Alto Vale do Itajaí.

 

Centro de Rio do Sul está alagado nesta terça-feira (10) – Foto: Prefeitura de Rio do Sul/Divulgação/ND

Centro de Rio do Sul está alagado nesta terça-feira (Foto: Prefeitura de Rio do Sul / Divulgação)

 

Ao todo, 18 embarcações estão disponíveis e também cinco aeronaves, por parte dos bombeiros. Nas últimas 12 horas, 14 ocorrências foram atendidas relacionadas à chuva, sendo 528 pessoas e 96 animais já retirados de áreas alagadas ao todo.

 

Equipes de outras forças de segurança, como a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e o Exército Brasileiro também mobilizaram efetivo para atendimento aos atingidos, principalmente na cidade de Taió, que é a mais atingida.

 

Conforme a prefeitura de Rio do Sul, 304 ruas da cidade estão inundadas. Na manhã desta terça-feira (10), 1.285 pessoas estão em 22 abrigos pela cidade. Ao todo, 401 famílias estão nestes locais. O município estima que aproximadamente 11,8 mil moradores tenham sido afetados diretamente pela cheia.

 

Algumas vias da região central da cidade estão inundadas, o que exige atenção e cuidado dos motoristas. Para entrada e saída da cidade, o elevado deputado José Thomé está com a alça de acesso da BR-470 funcionando em mão dupla, já que a saída pela alça para o bairro Canoas está alagada.

 

A Guarda Municipal faz o acompanhamento do local, mas pede-se cuidado e paciência ao passar pela região. Na região central, o calçadão Osny José Gonçalves permite o trânsito de veículos no sentido Rua 7 de Setembro para a rua Carlos Gomes.

 

Próximo a Rio do Sul, três pontos da BR-470 na altura da cidade de Agronômica alagaram devido à cheia do rio. Eles ainda seguiam bloqueados nesta terça-feira (10), segundo a Polícia Rodoviária Federal.

 

Como ajudar as famílias atingidas

 

A Prefeitura de Rio do Sul divulgou nesta segunda-feira (9) que está recebendo doações para auxílio às famílias atingidas. As doações podem ser encaminhadas das 08h às 17h na sede da organização Obra Kolping, na rua Adolfo Kolping, n° 484, no bairro Canta Galo.

 

Prefeitura de Rio do Sul está recebendo donativos nesta terça-feira (10) – Foto: Prefeitura de Rio do Sul/Divulgação/ND

 

Fonte: ND+
Justen Celulares