Rui Car
10/02/2020 13h55

Começa campanha de vacinação contra o sarampo em Rio do Sul

Desde crianças de 6 meses até os adultos com 49 anos de idade precisam estar imunizados

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Começa nesta segunda-feira (10) e vai até 13 de março a campanha nacional de vacinação contra o sarampo.

 

O público-alvo é formado por crianças entre seis meses até adultos de 49 anos e as vacinas podem ser feitas em unidades básicas de saúde de Rio do Sul nos bairros Barra do Trombudo, Barragem, Bela Aliança, Budag, Canta Galo, Fundo Canoas, Santa Rita e Santana, além da Policlínica, que fica no centro.

 

No sábado, dia 15 de fevereiro, todos estes locais estarão abertos para atender a comunidade das 8h às 17h no “Dia D” da campanha. É importante ter sempre junto a carteira nacional de vacinação para registro e possível atualização do quadro de vacinas.

 

É importante atenção especial para as crianças menores de um ano que ainda não foram imunizadas com a “dose zero”, assim como seguir o calendário vacinal para aquelas crianças maiores de um ano. Adultos devem observar o histórico na carteira e procurar a unidade de saúde para tirar dúvidas ou atualização.

 

Pessoas com o esquema completo de doses não precisam tomar a vacina novamente. Mas recomenda-se àqueles que não têm a caderneta, não lembram ou não sabem se completaram o esquema vacinal, buscar orientação.

 

O sarampo é uma doença respiratória contagiosa que pode causar complicações como pneumonia e encefalite e, em casos mais graves, levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar e o vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação. Os sintomas do sarampo são: febre alta, tosse, coriza, olhos avermelhados e manchas vermelhas pelo corpo.

 

Rio do Sul não registra nenhum caso de sarampo há vários anos e, de acordo com a secretária de Saúde, Sueli de Oliveira, é aconselhável grande atenção da comunidade com relação à vacinação. “Muitos adultos esquecem de observar sua caderneta de vacinação e tê-la atualizada é muito importante para a saúde. E sem falar do cuidado com as crianças que também devemos estar vigilantes para que as vacinas estejam em dia”, salienta.

Justen Celulares