Rui Car
19/12/2020 11h50

Comissão de Desastres virá a Presidente Getúlio apurar causas da tragédia

Comissão de Desastres da Associação Brasileira de Recursos Hídricos estará no Alto Vale

Assistência Familiar Alto Vale
Bombeiros fazem buscas por vítimas em Presidente Getúlio, cidade mais afetada pelo temporal (Foto: Patrick Rodrigues / Santa)

Bombeiros fazem buscas por vítimas em Presidente Getúlio, cidade mais afetada pelo temporal (Foto: Patrick Rodrigues / Santa)

Delta Ativa

Na próxima semana, técnicos da Comissão de Desastres da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) vão até Presidente Getúlio para apurar as causas da tragédia que matou 14 pessoas, 12 delas na cidade. A informação é do professor adjunto do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do sul (UFRGS) e coordenador da Comissão da ABRHidro, Gean Paulo Michel.

 

“Agora é o momento de dar resposta e atenção às vítimas. Nós vamos aguardar esse momento e, quando as coisas estiverem mais calmas, na próxima semana, nós iremos até a cidade para apurar o que aconteceu”, afirmou o professor.

 

O especialista explicou que é preciso diferenciar o fenômeno natural e o desastre que o fenômeno natural provocou. “O fenômeno é natural, mas uma influência antrópica (ação humana) pode acelerar”.

 

Ele destacou, ainda, que os municípios devem fazer um mapeamento das áreas de risco e que a ocupação territorial precisa ser feita com base na prevenção e isso deve ser incorporado nos planos diretores.


POR: RENATO IGOR – NSC

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares