Rui Car
26/03/2024 20h27

Como polícia encontrou artefato explosivo em prédio residencial

Artefato explosivo mobilizou uma equipe especializada do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / PMSC

Foto: Divulgação / PMSC

Delta Ativa

Quase três horas depois da localização de um explosivo escondido no sótão de um prédio residencial na Rua Elvira Bornhofen, no bairro Passo Manso, por volta das 23h30 a equipe especializada do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar conseguiu retirá-lo do edifício com segurança e detonar a bomba.

 

O artefato foi encontrado por volta das 20h, enquanto os militares realizavam um patrulhamento na região de um condomínio onde havia a suspeita de tráfico de drogas.

 

Três homens em atitude suspeita, ao perceberem a presença da Polícia Militar, empreenderam fuga em direção a um dos blocos do condomínio, levantando a suspeita. Durante uma varredura no interior do bloco para tentar localizar os suspeitos, os policiais encontraram o artefato explosivo.

 

O que se sabe sobre o explosivo encontrado?

 

De acordo com a Polícia Militar, trava-se de uma unidade de emulsão encartuchada, “provavelmente de nitrato de amônia (aproximadamente 125 gramas), com espoleta detonadora estriada no estopim”.

 

De acordo com o capitão da Polícia Militar de Blumenau, Rodrigo Siedschlag, “trata-se de um explosivo costumeiramente utilizado na detonação de rochas, mas que, igualmente, é empregado em ações criminosas”.

 

Adianto que não se trata de qualquer ameaça ou bomba. É algo, infelizmente, corriqueiro para a PM esse encontro de material explosivo, mas que demanda uma série de providências para garantir a segurança de todos. E muito provavelmente os criminosos daquele local estavam guardando o material para usar em alguma ação ou negociá-lo para tal”, explicou Siedschlag.

 

A partir desse momento começou uma operação para isolar o prédio residencial, com o apoio de outras viaturas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Os moradores foram retirados dos apartamentos até que o artefato fosse recolhido.

 

Uma equipe especializada do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar de Santa Catarina (Bope) recolheu o explosivo. Com a situação controlada, os moradores retornaram em segurança para os apartamentos. Nenhum suspeito foi localizado.

 
Fonte: Bruna Ziekuhr / ND+
Justen Celulares