Rui Car
23/06/2017 08h46 - Atualizado em 23/06/2017 08h47

Comoção e emoção marcam último adeus a vítimas que morreram eletrocutadas em SC

"Foi um baque. Ninguém sabe o que dizer nesta hora"

Assistência Familiar Alto Vale
Correio Otaciliense

Correio Otaciliense

Delta Ativa

Uma multidão lotou o santuário da igreja São José Operário, no bairro Pinheiros onde, às 15h desta quinta-feira, 22, foi realizada a missa de corpo presente de duas das três vítimas fatais do acidente ocorrido no fim da manhã de quarta-feira, 21, no interior do município de Palmeira.

 

A cerimônia, presidida pelo pároco Darci Sá, emocionou os presentes e famíliares de Diego Hamman, 28 anos, e de Osmar Pereira da Cruz, 57 anos. Juarez Vaz Macedo, de 45 anos, foi levado para ser velado na localidade de Piurras, em Bocaina do Sul.

 

A cerimônia, que durou pouco mais de uma hora, simbolizou a tristeza que a tragédia provocou no coração dos otacilienses. “Foi um baque. Ninguém sabe o que dizer nesta hora. É uma emoção muito grande”, comentou André Matias, 31 anos, amigo de uma das vítimas.

 

A multidão acompanhou a cerimônia, que durou pouco mais de uma hora.

 

Um garoto cheio de alegria

Foi assim que os ‘Legendários da Serra’, grupo do qual Diego fazia parte desde sua fundação, há cerca de dez anos, o definiram. Para o porta-voz do grupo, Gilmar, o popular babá, a marca da personalidade de Diego era a alegria e o amor pelas motos. “Ele era alguém pra quem não tinha tempo ruim. Podia estar frio, calor, chovendo, sol e ele sempre estava com a gente na estrada”, afirmou, resumindo o sentimento de todo o grupo, que foi até a Praça Victor Conde de Westarp para prestar uma última homenagem ao companheiro. “Nós somos uma família. Nos momentos bons e ruins estamos sempre juntos. Por isso estamos aqui”, disse o homem, não contendo a emoção e indo às lágrimas.

 

Os motociclistas aceleraram as motos ao máximo enquanto o caixão com o corpo de Diego era colocado no carro da funerária, e seguiram o cortejo em direção ao cemitério municipal, onde o rapaz foi enterrado.

 

Os “Legendários da Serra”, grupo que Diego Hamman, uma das vítimas, integrava há dez anos.

 

Nossas reuniões não serão mais as mesmas

A constatação é da coordenadora do grupo de casais da lareira, Arlete Debarba, sobre Osmar Pereira da Cruz, 57 anos. Tio Nário, como era conhecido, foi descrito por ela como um bom amigo, bom marido, bom chefe de família e lareirista de coração. “Ele vai deixar uma falta enorme pra nós. A falta dele vai ser muito grande e nossas reuniões não serão mais iguais”, afirmou.

 

Ela chamou atenção ainda para o temperamento de Osmar, que contagiava todos ao seu redor. “Nunca tinha tristeza na vida dele. Sempre estava alegre e sorridente. Do lado dele a gente estava sempre alegre”, finalizou.

 

Acidente foi uma fatalidade, segundo IML

O Instituto Médico Legal, ligado ao Instituto Geral de Perícias, que realizou os procedimentos pós-morte nos corpos, aponta que o caso foi uma fatalidade. De acordo com o órgão, os quatro homens, que estavam, no momento do acidente, instalando postes de concreto que, posteriormente, receberiam os fios para a instalação de um portão eletrônico acabaram, acidentalmente, encostando o poste num fio de alta tensão, recebendo uma descarga elétrica de aproximadamente dez mil volts.

 

Conforme o perito do instituto, que não quis se identificar, o concreto, apesar de não ser projetado para conduzir eletricidade, possui componentes metálicos em sua composição, o que lhe dá uma baixa capacidade de condução, mas numa tensão tão alta assim acaba se tornando perigoso a ponto de conduzir energia suficiente para provocar uma parada cardíaca, levando as vítimas a óbito.

 

A causa da morte foi definida como eletroplessão, que indica que foi provocada pela exposição do corpo a uma carga letal de energia elétrica, de forma acidental. “Quando isso acontece, a corrente passa pelo coração, provocando a parada cardíaca”, afirmou o perito, explicando que todos os quatro homens tinham marcas de queimadura nas extremidades (mãos e pés), mostrando o caminho que a descarga elétrica percorreu pelos corpos.

 

A multidão aguarda, na saída da Igreja São José Operário, a saída dos corpos

 

Municípios decretaram luto oficial

Ainda na noite de quarta-feira a prefeitura de Otacílio Costa tinha publicado uma nota em seu site informando a decretação, pelo prefeito Luiz Carlos Xavier, de luto oficial por três dias. Na manhã desta quinta-feira, foi a vez da prefeita Fernanda Córdova, do município de Palmeira, emitir o decreto com mesmo teor, em virtude da tragédia que abalou os dois municípios, e pelo fato de que Osmar Pereira, uma das vítimas fatais, era da localidade de Mato Escuro.
 

Imagens

Foto: Alisson Magalhães / CO

Foto: Alisson Magalhães / CO

Foto: Alisson Magalhães / CO

Foto: Alisson Magalhães / CO

Foto: Alisson Magalhães / CO

Foto: Alisson Magalhães / CO

DSC_0830.jpg

DSC_0830.jpg

Foto: Robson Ribeiro / CO

DSC_0836.jpg

DSC_0836.jpg

Foto: Alisson Magalhães / CO

Foto: Alisson Magalhães / CO

Foto: Alisson Magalhães / CO

Foto: Robson Ribeiro / CO

Foto: Robson Ribeiro / CO

Foto: Robson Ribeiro / CO
Justen Celulares