Rui Car
07/10/2022 15h21 - Atualizado em 07/10/2022 15h25

Conselheiros Tutelares da Comarca de Taió participam de encontro

Encontro reuniu Conselheiros Tutelares de Taió, Salete e Mirim Doce

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Delta Ativa

Foram apresentados pontos importantes sobre a atuação do Conselho Tutelar, do Sistema de Garantia de Direitos e do Ministério Público na área da infância e juventude. O encontro serviu para a troca de experiência e conhecimento sobre a proteção à criança e ao adolescente. Participaram, ainda, do evento a Assessoria do Poder Judiciário e a Assistência Social Forense.

 

No 1º Encontro de Conselheiros Tutelares da Comarca de Taió, o Promotor de Justiça Otávio Augusto Bennech Aranha Alves e a Assistente de Promotoria Bianca Caneppele Sott apresentaram informações sobre a função fundamental do conselheiro tutelar como agente de proteção aos direitos da criança e do adolescente e a importância de sua capacitação técnica na resolução de problemas no desempenho dos trabalhos.

 

Na apresentação, eles reforçaram que o Conselho Tutelar é um órgão autônomo, proativo e de resolução que agrega a rede de proteção e as políticas públicas para fazer valer o que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como a garantia à vida, saúde, educação, esporte, lazer, cultura, dignidade, respeito, liberdade, profissionalização, convivência familiar e comunitária.

 

Os conselheiros(as) tutelares que participaram do encontro também aprenderam de forma ampla e didática  quando é preciso  acionar o Ministério Público, como em caso de suspensão do poder familiar e de violação aos direitos da criança e do adolescente. 

 

O encontro marcou a importância de trabalhar com conhecimento, cautela e muita dedicação. Com um Ministério Público acessível, um Conselho Tutelar atuante e proativo e uma rede de proteção com o objetivo de zelar pelas crianças, adolescentes e suas famílias, conseguiremos resultados positivos.Encontros como este fortalecem a rede de proteção. Parabéns aos envolvidos por esse momento. Que seja o primeiro de muitos encontros“, relatou a conselheira tutelar Bruna Carla Jastrach. 

 

Para o Promotor de Justiça da Comarca de Taió, o encontro deve ter impacto nas ações do MPSC e do Conselho Tutelar na região.

 

O encontro foi muito proveitoso para alinhar os fluxos e rotinas de trabalho entre o Ministério Público e os Conselhos Tutelares da comarca. Com a iniciativa, a expectativa é de que a atuação dos órgãos seja otimizada e, consequentemente, reflita na proteção das crianças e dos adolescentes.”

 

Fonte: Ministério Público de Santa Catarina
Justen Celulares