Rui Car
30/11/2018 16h59 - Atualizado em 30/11/2018 16h31

Controle da proliferação do mosquito borrachudo ocorre em Trombudo Central

Larvicida biológico é aplicado todos os meses nas águas de ribeirões

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Atendendo a solicitação dos agricultores, a Secretaria de Agricultura de Trombudo Central mantém um trabalho de combate a proliferação do mosquito borrachudo nas comunidades rurais. Atualmente, a atividade é desenvolvida em duas localidades: Fruteira e Sabugueiro.

 

A medida adotada é a aplicação de um produto biológico nas águas de ribeirões que cortam as propriedades. “Além de um funcionário para aplicar o produto, a secretaria disponibiliza também o larvicida biológico teknar, conhecido como BTI. A aplicação ocorre a cada 15 dias ou semanalmente, dependendo da incidência de chuva”, orienta o secretário Leirson Vicente. 

 

O larvicida biológico é feito a partir dos cristais protéicos produzidos pela bactéria Bacillus thuringiensis. Ao ingerir os cristais, a larva do mosquito morre devido à destruição do seu intestino médio. “O resultado do trabalho é considerado positivo, uma vez que a grande quantidade de borrachudos nessas localidades atendidas pela secretaria dificultava o trabalho dos agricultores na lavoura. Havia também reclamações de ataque até mesmo nos animais”, destaca Leirson.

 

A comunidade também deve colaborar, evitando a poluição das águas.

Justen Celulares