Rui Car
08/09/2022 13h59 - Atualizado em 08/09/2022 14h00

Coro CITAVI comemorará festivamente o 20° aniversário de fundação

Evento será transmitido ao vivo pelo Facebook

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O Coro CITAVI (Coro da Comunidade dos Imigrantes Trentinos do Alto Vale do Itajaí) comemorou 20 anos de fundação em 2021, porém, em virtude da pandemia da Covid-19, a festividade não pôde ser comemorada. Pensando nisso, a organização está preparando uma linda festa de comemoração do vigésimo aniversário para o próximo sábado (10), com transmissão ao vivo pelo Facebook a partir das 19 horas.

 

Programação:

 

19h: no Cineteatro Juliane Fiamoncini, em Rio do Oeste, concerto do Coro Citavi, lançamento do vídeo histórico do Coro Citavi, inauguração da galeria dos Presidentes e dos Maestros e entrega de certificados de Honra ao Mérito a todos os cantores e ex-cantores do Coro Citavi.

 

21h: jantar festivo no Restaurante Raulino Depiné, em Rio do Oeste.

 

Histórico:

 

Fundado em 30 de novembro de 2001, o Coro CITAVI constitui-se como um Coro Trentino, através de um “gemellaggio” com a Província Autônoma de Trento, Associação “Trentini Nel Mondo” e Coro Val Bronzale, assinado na data de sua fundação em Rio do Oeste, SC, e renovado em 30 de setembro de 2013, na cidade de Ospedaletto, Valsugana, Província de Trento, Itália.

 

O Coro CITAVI tem como sede o município de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí e é o único grupo vocal do gênero, fora da Europa, filiado à Federazione Cori del Trentino. É considerado como Coro Alpino, pois possui as mesmas características destes, ou seja, é formado exclusivamente por vozes masculinas, com atuação à capela, desenvolvendo atividades idênticas.

 

Atualmente, dele fazem parte cantores dos municípios de Rio do Oeste, Rio do Sul, Laurentino e Taió, pois é uma entidade regional, com abrangência em todo o Alto Vale do Itajaí. É composto por 24 cantores, com formação vocal de 1º e 2º tenores, barítonos e baixos. Realiza ensaios semanais, às quartas-feiras, na sede do Circolo Trentino de Rio do Oeste.

 

A principal finalidade do coro é cultivar e salvaguardar a tradição trentina dos emigrantes que se instalaram no Alto Vale do Itajaí. Seu repertório é composto de canções italianas, do folclore dos Alpes, principalmente da região de Trento e muitas destas canções são cantadas desde a época da colonização até os dias de hoje. Também faz parte de seu repertório a música brasileira e a música Sacra.

 

Desde sua fundação apresentou-se em dezenas de cidades de Santa Catarina e outros estados brasileiros, além de estar duas vezes na Argentina e, no ano de 2013, na Itália, onde, dentre tantas apresentações, teve o privilégio de cantar uma missa na Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano.

 

A direção do Coro CITAVI está sob a responsabilidade do Sr. Fiorelo Zanella, presidente, e a regência de Allan Girardi Rossa.

 

 

Fonte: Coro CITAVI / Rádio Educadora 90,3 FM
Anderle Telhas e Acessórios