Rui Car
28/04/2020 09h12

Coronavírus: Companhias aéreas já programam retomar voos no Brasil e no mundo

Azul começou as operações em abril; Gol e Latam demoram um pouco mais; Aeroméxico é a primeira a operar de novo no Brasil

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

As companhias aéreas Azul, Gol e Latam já programam a retomada dos voos domésticos e internacionais a partir deste mês. O mesmo acontece com as companhias internacionais com voos no Brasil e que tinham cancelado as operações por conta da pandemia de coronavírus.

 

A partir de maio, a Azul retorna com voos a partir de Belo Horizonte para São Luís (4/5) e Cuiabá (11/5). Atualmente, a companhia aérea mantém viagens para Rio de Janeiro (RJ), VItória (ES), Campinas (SP), Uberlândia e Montes Claros (MG). No âmbito internacional, a Azul mantém apenas um voo semanal, de Campinas para Fort Lauderdale e Orlando (EUA) e Lisboa (Portugal).

 

Desde 23 de abril, a Azul tem programado a retomada voos no país. Depois de Boa Vista (RR), Santarém (PA), Altamira (PA) e Macapá (AP), ela retorna, a partir de 4 de maio, com operações em Londrina (PR) e Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Marabá (PR) e Fortaleza (CE). No dia 11, será a vez de Chapecó (SC), Teresina (PI), São José do Rio Preto (SC) e Sinop (MT).

 

Em um breve comunicado, o Grupo Latam informa que reduziu em 95% as suas operações programadas para abril e maio. No mercado internacional, a companhia pretende operar em maio as rotas Santiago-Miami e São Paulo-Miami com seis e três frequências semanais, respectivamente. A Latam estuda mais seis voos a partir de Belo Horizonte para São Paulo a partir de 1º de maio.

 

A Gol mantém atualmente dois voos, nos horários das 6h10 e das 11h, a partir de Belo Horizonte para aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e planeja adicionar a partir do dia 24 de maio uma frequência da capital mineira para Brasília, às 8h45, às segundas, quartas e sextas-feiras.

 

Internacionais

As companhias internacionais também programam a retomada das operações a partir de maio. Quem encabeça a retomada é a Aeroméxico, a partir do dia 1º com voos de São Paulo para a Cidade do México. Ainda para maio devem retomar as atividades Avianca e Turkish, além das europeias Air France, Alitalia, British Airways, Lufthansa e TAP Portugal.

 

Já Air Canada, Air Europa e Copa Airlines anunciaram que só retomarão as atividades em junho, da mesma forma que as norte-americanas United Airlines e American Airlines (AA). Somente a rota São Paulo-Miami da American Airlines deve retornar em 7 de maio. Já a Emirates retoma o voo São Paulo-Dubai a partir de 2 de julho, e a KLM, a partir do dia 4.

 

Fonte: O Tempo

Justen Celulares