Rui Car
06/04/2020 10h59

Coronavírus é 3 vezes menos letal no Brasil do que na Itália

A cada 100 pacientes infectados por coronavírus na Itália, 11 morrem, enquanto que no Brasil esse número é de 3

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, e uma matéria do site R7, a cada 100 pacientes infectados por coronavírus na Itália, 11 morrem, enquanto que no Brasil esse número é de 3. Isso indica que a taxa de letalidade do vírus em nosso país é três vezes menor.

 

Para o infectologista Jean Gorichteyn, do Instituto Israelita Albert Einstein, um dos motivos pela a baixa letalidade em relação aos italianos, pode ser o fato de o Brasil ter “postado” nos testes com a cloroquina.

 

“…temos a nosso favor a possibilidade de muitos serviços já terem iniciado o protocolo experimental do uso combinado de azitromicina, e a cloroquina”, disse.

 

Outro fator é a idade dos pacientes. Na Itália 1 em cada 4 pessoas tem mais de 60 anos, enquanto que no Brasil o percentual de idosos não ultrapassa os 13%.

 

Opinião

 

Sinceramente, fazer esse tipo de comparação em estágios diferentes da epidemia em cada país, não faz muito sentido. A Itália já esgotou há tempos sua capacidade de atendimento em UTI’s, enquanto que no Brasil ainda nem atingimos o chamado “pico da curva”, e por enquanto “tem vagas para todos que chegam”.

 

Meu raciocínio é simples: quanto menos leitos disponíveis, menos pessoas são tratadas adequadamente, e quanto menos pessoas são tratadas, temos mais mortes.

 

Concordo, porém, que a diferença de idade entre as populações brasileira e italiana tem sua influência.

 

Fonte: Destino de Santa Catarina

Justen Celulares