Rui Car
04/04/2020 09h47

Covid-19: Santa Catarina é o estado com maior índices de redução de mobilidade no Brasil

Em Santa Catarina, os gráficos mostram que houve redução de 80% na mobilidade em varejo e recreação

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

O Google está utilizando dados de localização recolhidos de smartphones para ajudar autoridades de saúde a entender como as pessoas estão se movimentando durante a pandemia global de COVID-19, ou seja, como elas estão se comportamento em resposta aos pedidos de isolamento, distanciamento físico e home-office.

 

Os relatórios, apelidados de “Community Mobility Reports”, mostram as tendências de movimentação em diversas categorias, incluindo varejo e recreação (o que abrange restaurantes, cafés, shopping centers, parques temáticos, museus, bibliotecas, cinemas e semelhantes); mercado e farmácia (incluindo mercearias, supermercados, armazéns, feiras, lojas de alimentos especializados e drogarias); parques (abrangendo praias públicas, marinas, parques para cães, praças e outros espaços públicos); estações de trânsito (pontos de metrô e estações de ônibus e trem); locais de trabalho (escritórios) e residências.

 

Qualquer um pode visualizar os dados, que abarcam 131 países. Em vários deles, é possível procurar por dados regionais, incluindo estados, províncias e condados.

 

Dados do Brasil

 

Para visualizar os relatórios, é só entrar neste link e escolher um país. Em seguida, o Google gera um PDF com os dados coletados. No momento, as informações só estão disponíveis em inglês. As mais recentes compreendem o período de 16 de fevereiro a 29 de março.

 

No caso do Brasil, os gráficos mostram que houve uma redução de 71% na mobilidade em varejo e recreação, 70% em parques, 62% em estações de trânsito, 35% em mercados e farmácias e 34% em locais de trabalho. Por outro lado, houve um aumento de mobilidade de 17% nas residências.

 

Em Santa Catarina, os gráficos mostram que houve redução de 80% na mobilidade em varejo e recreação, 49% em Merceária e Fármacia, 84% de redução de movimento em Parques, houve redução de 40% em ambientes de trabalho e aumento de 20% de pessoas em casas. O único índice que Santa Catarina fica atrás é em estações de trânsito com 76% de redução – Sergipe com 83% lidera.

 

Você pode ver o PDF completo sobre o Brasil aqui.

 

Informações: Hypescience

Justen Celulares