Rui Car
07/02/2020 08h21 - Atualizado em 07/02/2020 08h42

CRAS de Ibirama supera média nacional no acompanhamento de beneficiários do Bolsa Família

O objetivo de realizar um treinamento quanto ao uso do Sistema de Condicionalidades

Assistência Familiar Alto Vale
Divulgação: Prefeitura Municipal de  Ibirama

Divulgação: Prefeitura Municipal de Ibirama

Delta Ativa

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 6, no Centro de Referência de  Assistência Social (CRAS), uma capacitação voltada às equipes técnicas  do órgão e do Serviço de Proteção Social Básica e Especial.

 

O objetivo  de realizar um treinamento quanto ao uso do Sistema de Condicionalidades  (Sicon), que tem a finalidade de sinalizar famílias beneficiadas pelo  Programa Federal Bolsa Família, que por algum motivo estejam  descumprindo alguns critérios para recebimento do benefício.

 

De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação de Ibirama,  Fabiani Tenfen Soberanski, o sistema permite uma distribuição mais justa
dos recursos alocados a estas famílias pelo Poder Público. “É uma forma  de ampliar a fiscalização e evitar fraudes, como também, exigir dos
beneficiários a contrapartida em relação ao Programa, que é voltada  principalmente a escolaridade e saúde das crianças e adolescentes”,  destacou.

 

Em relação as condicionalidades, é observada a frequência escolar de  crianças e adolescentes, como também, os cuidados com a saúde, como as  pesagens obrigatórias e acompanhamento vacinal de crianças com menos de  sete anos. Em casos onde a família beneficiária possui gestante, é  obrigatório que o pré-natal esteja em dia.

 

Todo este acompanhamento é realizado por meio de uma ação conjunta entre  as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde do município. Na
área da saúde, a média de acompanhamento foi de 88,05%, superior a média  nacional que é de 76,09%. Das 293 crianças e gestantes que se encaixavam  no perfil, 258 receberam acompanhamento.

Justen Celulares