Rui Car
26/09/2019 18h00 - Atualizado em 26/09/2019 15h52

Curso de Gestantes 2019 é concluído em Taió

No total foram seis encontros semanais, realizados sempre nas noites de quartas-feiras

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Secretaria Municipal de Saúde de Taió concluiu o Curso de Gestantes 2019, que nesse ano contou com a participação de 63 gestantes, a programação também contou com a presença e o acompanhamento dos pais.

 

No total foram seis encontros semanais, realizados sempre nas noites de quartas-feiras, entre os meses de agosto e setembro. As palestras e orientações foram realizadas no Plenário Manoel Correia de Negreiros (2º andar), na Câmara de Vereadores de Taió.

 

O curso contou com a atuação de diversos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, entre enfermeiras, médicas, dentistas, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, e fonoaudióloga. O curso contou ainda com a participação de integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Taió.

 

Os temas abordados envolveram: cuidados com a amamentação, importância do Pré-Natal, aspectos psicológicos da gestação, saúde bucal durante a gravidez, saúde bucal do bebê, desenvolvimento embrionário, desenvolvimento motor, tipos de parto, alimentação saudável durante a gestação, cuidados com o recém-nascido e puerpério, calendário de vacinação, primeiros socorros, direitos sociais da gestante e o desenvolvimento da fala e linguagem.

 

A secretária municipal de Saúde, Rozi de Souza comenta que o curso foi de intenso aproveitamento com todas as informações e conhecimentos que foram repassados. “Presenciamos o depoimento de muitas mães que tiveram as expectativas superadas, que saíram do curso mais seguras para esse novo ciclo que inicia ou se aproxima, é uma garantia de qualidade de vida tanto para essas mulheres quanto para os seus bebês”, declarou.

 

Os participantes realizaram ainda uma visita à sala de partos do Hospital e Maternidade Dona Lisette. O encontro foi marcado também por um momento especial oferecido às gestantes, com desenhos e pinturas feitas na barriga de cada uma delas para celebrar a chegada de uma nova vida. “Muitas das gestantes conheceram pela primeira vez o ambiente de um centro cirúrgico, e a estrutura disponível para atendê-las. A participação dos pais também foi muito efetiva no curso, eles também tiraram dúvidas e fizeram questão de conhecer o ambiente que atende as gestantes e onde eles poderão ficar para acompanhar o nascimento do filho”, concluiu a secretária.

Justen Celulares