Rui Car
07/06/2017 16h45 - Atualizado em 07/06/2017 14h51

Dário Berger pede ações preventivas contra cheias e auxílio aos desabrigados em SC

Ministro da Integração Nacional estará em SC

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

O senador Dário Berger (PMDB-SC) usou a tribuna do Senado nesta terça-feira (06/06/2017), para lamentar a recorrência das enchentes em Santa Catarina. Ele sublinhou que o mês de maio foi o mais chuvoso dos últimos 25 anos no estado, e as chuvas chegaram a um estado crítico nas últimas semanas.

 

Dário cobrou ações rápidas do governo e de entidades privadas para amenizar o drama dos desabrigados, e criticou a burocracia que dificulta o socorro às vítimas. Ele também pediu a rápida aprovação do projeto de lei (PL 56/2016) de sua autoria que tramita no Senado e prevê a realização de loterias especiais com renda destinada a municípios em estado de calamidade pública.

 

O senador afirmou que a iniciativa busca dar mais agilidade ao atendimento às vítimas e à recuperação da infraestrutura.

 

“Apresentei a proposta justamente para ajudar em momentos difíceis como este em que estamos passando em Santa Catarina. A minha preocupação é não somente que haja recursos para socorrer as pessoas, mas também que esses recursos possam chegar prontamente e em tempo hábil em seu destino, porque hoje, tal é a burocracia, tal é a papelada, tais são as exigências legais para o levantamento do dinheiro público em socorro às vítimas, que frequentemente o pior da crise já passou quando as verbas, por fim, chegam aos necessitados”, explicou o senador.

 

Ministro da Integração Nacional em SC

O senador Dário Berger também informou em seu pronunciamento que o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, irá visitar as regiões mais afetadas pela chuva em Santa Catarina na próxima sexta-feira, dia 09, para avaliar in loco os estragos e prestar o auxílio do Governo Federal. Além do senador Dário, o ministro estará acompanhado do secretário Nacional da Defesa Civil, Renato Newton Ramlow e demais autoridades. Florianópolis, Lages e Rio do Sul estão no roteiro da visita. 

Justen Celulares