Rui Car
07/10/2021 11h48 - Atualizado em 07/10/2021 11h49

Defesa Civil confirma altos volumes de chuva e alerta para temporais com granizo em SC

Condição atingirá todas as regiões do estado; Epagri/Ciram afirma que rajadas de vento devem ultrapassar 60 km/h

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

A Defesa Civil confirmou altos volumes de chuva, entre 40 mm e 60 mm, em Santa Catarina neste sábado (09), com risco de granizo e ventos fortes. Os temporais isolados iniciam a partir desta quinta-feira (07), especialmente nas áreas de divisa com o Paraná.

 

A partir da tarde desta sexta-feira (08), as áreas de instabilidade formadas por um cavado (área alongada de baixa pressão) são intensificadas pelo fluxo de calor e umidade da região amazônica ao o Sul do país. Por isso há o retorno de pancadas de chuvas e temporais no Estado, que começam pelo Oeste e Norte e se estendem às demais regiões.

 

No sábado (09), os temporais com raios e granizo são esperados, principalmente do Estremo-Oeste ao Litoral Norte de Santa Catarina.

 

A Epagri/Ciram confirma os temporais. O órgão emitiu um aviso para  rajadas de vento que devem ultrapassar 60 km/h. A condição inicia pelo Oeste e segue para as demais áreas ao longo de sexta e durante a madrugada de sábado.

 

Alerta amarelo em SC

 

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta amarelo para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de até 60 km/h a partir das 11h desta quinta, em vigor até as 21h.

 

Conforme a previsão haverá também queda de granizo. O risco é baixo para corte de energia elétrica, assim como estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

 

O órgão nacional chegou a emitir um alerta laranja, com início nesta quarta (06), com a previsão de ventos de até 100 km/h. No entanto, a Epagri/Ciram e a Defesa Civil do Estado discordaram, prevendo uma situação muito mais amena. De fato, a previsão dos órgãos estaduais se concretizou.


Fonte: ND+

Foto: Willian Ricardo

Justen Celulares