Rui Car
11/08/2022 11h44

Defesa Civil emite alerta para mar agitado e frio intenso em SC

Ciclone se afasta em direção ao mar

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Montagem / Arquivo

Foto: Montagem / Arquivo

Delta Ativa

Após o rastro de destruição deixado pela passagem do ciclone extratropical, que provocou chuva forte e ventania, a Defesa Civil emitiu um alerta para mar agitado e frio intenso em Santa Catarina. A aproximação de uma frente fria, baixa as temperaturas entre esta quinta e sexta-feira (11 e 12) e deixa o tempo estável, com sol e algumas nuvens.

 

A Defesa Civil explicou que o ciclone extratropical se afasta em direção ao mar e dá lugar a uma massa de ar frio – melhorando o tempo na maioria das regiões. Apesar disso, no Litoral catarinense ainda há chance de chuva fraca e isolada para esta quinta e sexta-feira.  O deslocamento do ciclone em direção ao mar, mantem a agitação marítima no litoral catarinense, com ondas que variam entre 2 a 3 metros de altura. Mas a agitação deve ser mais fraca do que a registrada na quarta-feira. Mesmo assim, a população deve evitar pesca, prática de esportes aquáticos e banho de mar durante a condição, para evitar acidentes.

 

Riscos de deslizamentos seguem

 

Mesmo com a melhora no tempo, o Estado segue em alerta com risco alto para deslizamentos, principalmente, em áreas do litoral e Médio Vale. Isso é devido ao acúmulo de chuva registrado nos últimos dias nesses locais.

 

O forte vento, com rajadas acima de 100km/h, perde a intensidade e deve ter valores  inferiores a 45 km/h.

 

Frio intenso

 

Durante esta quinta-feira as temperaturas máximas variam entre  15°C a  20°C em Santa Catarina. No entanto, a massa de ar frio provoca a queda nas temperaturas a partir desta noite, provocando sensação de frio intenso em municípios dos Planaltos e Meio Oeste.

 

Áreas em amarelo no mapa devem ser as mais atingidas pelo frio intenso em SC – Foto: Defesa Civil

 

Conforme a Defesa Civil, a sensação de frio deve ser intensificada, principalmente, ao amanhecer e anoitecer nas áreas mais elevadas do Estado.

 

Com temperaturas baixas no amanhecer de sexta-feira (12), próximas a 0°C ,  há possibilidade de geada com congelamento de pistas na Serra catarinense.

 

Cuidados para dias frios

 

Por conta do frio intenso, a Defesa alerta para “risco moderado para ocorrências, como hipotermia, agravamento de doenças cardíacas e respiratórias”.

 

O órgão alerta para alguns cuidados que a população deve tomar diante do frio, como:

 

 – Ter atenção com a população mais vulnerável – crianças, idosos, doentes, pessoas em situação de rua;

 – Abrigar animais domésticos nas noites mais frias;

 – Procurar se agasalhar bem  e beber bastante água;

 – E evitar locais fechados ou com aglomeração de pessoas, e manter a higiene das mãos

 
 
Fonte: ND+
Justen Celulares