Rui Car
03/08/2023 10h24

Dengue em SC atinge em sete meses mesmo número de mortes de todo ano passado

Cenário mobiliza visita do Ministério da Saúde ao Estado para desenhar ações preventivas

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Arquivo / Agência Brasil

Foto: Arquivo / Agência Brasil

Delta Ativa

Santa Catarina passou a registrar 90 mortes por dengue em 2023, o mesmo número de óbitos causados pela doença no estado durante todo o ano passado. A informação foi confirmada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica catarinense (Dive-SC) em boletim desta quarta-feira (2).

 

O boletim da Dive-SC indicou que o Estado teve 98.704 casos de dengue até a última segunda (31) — no ano passado inteiro foram 85.908. Há ainda 14.072 episódios suspeitos e oito óbitos sob investigação.

 

O cenário mobiliza uma visita técnica do Ministério da Saúde desde terça-feira (1º) e com previsão de ser encerrada nesta quinta (3), para alinhar ações preventivas ao próximo período sazonal da doença, concentrado nos meses mais quentes e chuvosos, favoráveis à proliferação do Aedes aegypti.

 

O governo federal já propôs um mapeamento de risco à Dive-SC, para reconhecer áreas com maior probabilidade de transmissão de doenças pelo Aedes aegypti, o que otimizaria o uso de recursos.

 

O boletim mais recente da Dive-SC ainda manteve em 44 o número de casos confirmados de chikungunya neste ano. Já desde o início de junho, essa é a pior temporada para a doença no estado em sete anos. Contudo, ao menos não houve óbitos pela enfermidade.

 

O órgão de vigilância epidemiológica também monitora a zika, outra doença transmitida pelo Aedes aegypti e que não teve confirmações até aqui.

 

Fonte: Paulo Batistella / Diário Catarinense / NSC Total
Justen Celulares