Rui Car
30/05/2023 09h45

Descubra quais são as ações da CRAVIL para cuidar do meio ambiente

Cooperativa acredita que investir em ações de sustentabilidade é fundamental para viver em harmonia com a natureza

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Delta Ativa

Quem trabalha com a terra, cuida. E a Cravil, Cooperativa Regional Agropecuária Vale do Itajaí, acredita que as ações de sustentabilidade são fundamentais para viver em harmonia com o meio-ambiente – ainda mais quando cuidar do planeta está no DNA do cooperativismo.

 

Há anos a Cravil volta sua atenção para o tema e sabe que é preciso muita dedicação e responsabilidade, afinal, uma cultura não se faz de uma hora para outra. É necessário fomentar o significado de sustentabilidade desde o contato direto com o produtor até a indústria; desde os estudos biológicos e geográficos, aos técnicos e agrônomos, até chegar ao consumidor.

 

Crescer com resultado econômico e com muito respeito ao meio-ambiente. Isso é sustentabilidade!”, ressalta Moacir Warmiling, gerente de desenvolvimento de produção da Cravil. A cooperativa desenvolve ações há muitos anos, visando contribuir com a melhoria do meio ambiente. Começando com o licenciamento de todas as unidades armazenadoras de produtos químicos.Outro investimento importante é em energia. Atualmente, a Cravil aproveita a casca de arroz para alimentação energética da indústria de beneficiamento de arroz, em Pouso Redondo.

 

Importante destacar também as estações de tratamento de efluentes, que cuidam da qualidade da água usada pelo agronegócio. No mundo, cerca de 22% da água utilizada é de responsabilidade da indústria e, no Brasil, o tratamento de efluentes é uma exigência da legislação ambiental. A cooperativa é pioneira no tratamento dos efluentes e constrói junto aos cooperados o ideal de cuidado com o meio-ambiente.

 

A Cravil sempre foi uma incentivadora da criação de leis que respeitam o meio-ambiente, e nós sempre tivemos cadeira cativa nas reuniões dos conselhos e órgãos ambientais. Participamos ativamente da legislação ambiental”, explica Harry Dorow, Presidente da Cravil.

 

Conheça as alternativas ambientais da Cravil

 

A participação nas discussões sobre o cuidado com meio ambiente já é corriqueiro nesses 52 anos da Cravil. A cooperativa acredita ser imprescindível encontrar soluções de alternativas de cultivo que possam minimizar os impactos ambientais – como a elevação das taipas na rizicultura; a recuperação da mata ciliar; o armazenamento de água da chuva; além de ofertar produtos registrados para cada cultura.

 

Outro exemplo de pioneirismo ambiental da Cravil é a certificação do selo Comerc, emitido pela Sinerconsult, de Energia Renovável. O certificado quantifica a redução de emissão de gases de efeito estufa e o quanto isso representa em números de árvores. Essa ação aconteceu quando a cooperativa migrou para o mercado livre e passou a consumir energia de fontes renováveis, em 2010. Toda a produção é pensada para colaborar com a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera, incentivando o investimento de novos empreendimentos de energia limpa.

 

Além do controle e limpeza dos efluentes, a Cravil também se preocupa em recolher os resíduos sólidos contaminantes, contratando uma empresa própria para fazer o destinamento correto – o que gera o certificado de regularidade do Ibama.

 

De uns 15 ou 20 anos para cá, as leis ambientais ficaram mais severas e o produtor tinha medo de como isso ia impactar na lavoura. Foi aí que começou um trabalho tão forte da Cravil nos meios políticos. Quantas reuniões eu e o Sr. Harry fomos juntos para entender as novas leis e auxiliar nosso produtor. Olhamos com os mesmos olhos para o produtor e o meio ambiente e nosso associado nunca ficou sem respostas”, lembra José Lüeckmann, produtor de Rio do Campo e, por muitos anos, membro do conselho da Cravil.

 

Dedicação, respeito e muito trabalho

 

Cravil atende todas as legislações competentes, com procedimentos de autocontrole, implantados e fiscalizados pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), CIDASC e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

 

Os laboratórios de classificação de arroz, milho, feijão e soja, em Rio do Sul e Pouso Redondo, são credenciados pelo Ministério da Agricultura. E todas as filiais seguem as boas práticas de fabricação, além dos procedimentos sanitários.

 

O Programa 5S, por exemplo, é seguido na Fábrica de Ração, nas Unidades de Produção e no Supermercado Cravil de Rio do Sul, visando organizar o ambiente de trabalho com os sensos de utilização, arrumação, limpeza, normalização e disciplina.

 

A cooperativa também faz parte do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV), que atende 50 municípios da Bacia do Itajaí, promovendo o recolhimento de embalagens de agrotóxicos vazias, com ações itinerantes em diversas comunidades, fazendo a separação e destinação correta dos materiais, por meio de revendas parceiras.

 

A cada ação ambiental, a certeza de que seguir o caminho da sustentabilidade é salvar vidas e zelar pelo mundo. Hoje a Cravil cresce de forma sustentável em diversos setores do agronegócio que caminham paralelamente com o desenvolvimento econômico e social, sem prejudicar o meio ambiente.

 

Para saber mais sobre a cooperativa, suas ações sociais e ambientais e projetos, acesse o site: www.cravil.com.br.

 

Fonte: Branded Studio / ND+
Justen Celulares