Rui Car
01/12/2021 15h33 - Atualizado em 01/12/2021 16h52

Desembargador João Henrique Blasi é eleito presidente do Tribunal de Justiça de SC

Blasi recebeu 56 votos e presidirá o Tribunal de Justiça de SC para o biênio 2022-2024

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: TJSC

Foto: TJSC

Delta Ativa

O desembargador João Henrique Blasi foi eleito em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (1º) presidente do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina). Ele obteve 56 votos no primeiro turno. Já a desembargadora Soraya Nunes Lins, que também concorria à vaga, recebeu 34 votos.

 

A definição ocorreu durante a sessão do Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, que começou por volta das 14h. Também são definidos os ocupantes dos demais corpo diretivo do TJSC: 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, 3º Vice-Presidente, Corregedora-Geral Judicial e Corregedor-Geral Extrajudicial.

 

Blasi comandará o TJSC para o biênio 2022-2024, assumindo o lugar que foi ocupado pelo desembargador Ricardo Roesler entre os anos 2019-2021. Ao todo, 90 desembargadores compareceram para votar e dois faltaram. A votação foi realizada por meio virtual e os integrantes tiveram cinco minutos para registrar o voto.

 

Demais cargos do TJSC

 

Após a definição do novo presidentes, os presentes elegeram o desembargador Altamiro de Oliveira ao cargo de 1º Vice-Presidente. Ele recebeu 49 votos. O outro candidato, desembargador Túlio Pinheiro, recebeu 41.

 

Devido a problemas com a conexão – a votação ocorreu virtualmente – a sessão foi suspensa por volta das 14h30, retornando às 14h50. No momento da interrupção os desembargadores definiam o ocupante do cargo de 2º Vice-Presidente. Os nomes podem ser conferidos neste link.

 

Com 56 votos, a desembargadora Denise Volpato passa a ser corregedora-geral judicial do TJSC nos próximos dois anos. O desembargador Roberto Lucas Pacheco, que também disputava o cargo, recebeu 34 votos. Na votação seguinte o desembargador Getúlio Corrêa foi eleito 2º vice-presidente com 53 votos, contra 37 da desembargadora Vera Copetti.

 

A surpresa veio com a eleição do desembargador Gerson Cherem II, o único da segunda chapa a ser eleito na sessão. Com 46 votos ele passa a ser 3º vice-presidente. O outro candidato, desembargador Newton Varella Júnior, ganhou 44.

 

A última definição ocorreu com a eleição do desembargador Rubens Schulz para Corregedor-geral extrajudicial. Ele recebeu 50 votos, contra 40 recebidos pelo desembargador Artur Jenichen.

 

Candidatos eleitos:

 

Presidente: Des. João Henrique Blasi

1º Vice-Presidente: Des. Altamiro de Oliveira

Corregedora-geral judicial: Desembargadora Denise Volpato

2º vice-presidente: Desembargador Getúlio Corrêa

3º vice-presidente: Gerson Cherem II

Corregedor-geral extrajudicial: Desembargador Rubens Schulz;

Fonte: Paulo Rolemberg e Felipe Bottamedi / ND+
Justen Celulares