Rui Car
08/05/2023 16h39

“Dia D” de vacinação contra a gripe atendeu 700 pessoas em Rio do Sul

Atendimentos continuam nas unidades de saúde e Policlínica. Confira o público-alvo e proteja-se.

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Foto: Divulgação / Prefeitura de Rio do Sul

Delta Ativa

Pelo menos 700 pessoas passaram pelas unidades de saúde no sábado (6), para vacinação contra a gripe Influenza ou atualização da carteira de vacinação em Rio do Sul. O movimento foi considerado baixo pela Secretaria de Saúde, já que em mutirões semelhantes em anos passados, o volume ultrapassou a marca de 1,2 mil pessoas vacinadas.

 

Entretanto, as unidades de saúde com sala de vacina continuam atendendo de segunda a sexta-feira, às pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha até o final de maio. Os locais de atendimento são a Policlínica, das 8h às 16h30, sem fechar para o almoço, ou as unidades dos bairros Barra do Trombudo, Barragem, Bela Aliança, Bremer, Budag, Canta Galo, Fundo Canoas, Progresso, Santa Rita, Santana e Taboão das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.

 

A estimativa de imunizados em Rio do Sul já passa de 5,5 mil. Os dados completos da proporção de pessoas atendidas na cidade devem ser apresentados ao longo da semana pela Secretaria de Saúde.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde de Rio do Sul, a vacinação contra a gripe é importante porque ajuda a fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de complicações graves da doença. Além disso, a vacinação pode ajudar a prevenir a propagação da gripe para outras pessoas em suas comunidades.

 

Grupos prioritários da campanha de vacinação contra a gripe

 

– Crianças de 6 meses a menos de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);

 

– Pessoas com 60 anos ou mais;

 

– Trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;

 

– Gestantes;

 

– Puérperas – Mulheres que tiveram bebê há menos de 45 dias;

 

– Professores do ensino básico e superior;

 

– Profissionais das forças de segurança;

 

– Pessoas com deficiência permanente;

 

– Caminhoneiros;

 

– Trabalhadores de transporte coletivo urbano e de longo curso;

 

– Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais: Doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença hepática crônica, diabetes, imunossupressão, obesidade grau III, transplantados e portadores de trissomias;

 

– Povos indígenas.

 

Fonte: Clóvis Eduardo Cuco / Prefeitura de Rio do Sul
Justen Celulares