Rui Car
22/11/2019 08h08

Dia da consciência negra e explanação do projeto “Paz-NEPRE” aconteceu na EEB Guilherme André Dalri de Salete

A exposição dos trabalhos elaborados para este fim devem seguir para a Câmara de Vereadores

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

No dia 21 de novembro, nos três períodos em que a escola atende foram expostos os trabalhos sobre o projeto NEPRE “paz” trabalhado durante todo o ano letivo onde ocorreu também a escolha da frase e desenho para comporem o slogan da campanha 2020, todas as turmas e seus respectivos professores regentes apresentaram vários trabalhos de diferentes maneiras para que o projeto continue no próximo ano. O tema “20 de novembro, dia da consciência negra no Brasil” também foi trabalhado neste mesmo dia.

 

Consciência Negra:

Todas as turmas trabalharam de formas diferentes a data que homenageia e conscientiza sobre a influência da cultura africana no Brasil.
Algumas turmas ensaiaram rodas de danças de samba, pagode e capoeira. Enquanto outras turmas trabalharam releituras e ampliações de obras de artistas que trabalhavam a questão do negro africano no Brasil, tendo como principais artistas inspiradores Jean Baptiste Debret e Rubem Valentim. Trabalhos como totens africanos, máscaras africanas, a boneca Abayomi, esculturas em argila de bustos de negros e negras africanas fizeram parte da exposição que ocorreu durante as apresentações do dia.

 

A diretora da entidade Arleide M. Luiz afirma que ” a nossa escola trabalha o dia da consciência negra seguindo a Lei Federal N° 12.519 de 09 de janeiro de 2003, onde fica instaurada a obrigatoriedade de estarmos trabalhando esse tema tão importante na história do nosso país, pois sem a força do negro africano não teríamos evoluído ao ponto que chegamos, tendo um montante de produtos para exportação da agricultura e agropecuária onde hoje somos conhecidos como o celeiro do mundo, isso tudo devemos a força do negro, e óbvio, junto com todos esses escravos veio também a cultura do local onde foram capturados, e que permanece e deve permanecer cada vez mais forte no nosso país, pois devemos grande parte do que temos e o que somos a África, nada mais justo que nossos alunos saibam, aprendam e divulguem esse tipo de aprendizado e lição de vida. Através dos teatros hoje aqui encenados, com negros trabalhando e sendo açoitados, humilhados, chocou muitas pessoas, foi triste vermos aquelas imagens, mas temos a certeza que a mensagem foi passada e será transmitida a mais pessoas e refletirá em casa, e escola é isso, é um ambiente em que se aprende das mais variadas formas possíveis, e hoje foi um dia de muito aprendizado.

 

A continuação de projetos que envolvam toda a família e comunidade escolar estarão sempre acrescidos na lista de prioridades da escola, pois quando envolvemos conhecimento, cultura, família, professores e alunos, temos como resultado o aprendizado de forma espontânea e duradoura.”

 

A exposição dos trabalhos elaborados para este fim devem seguir para a câmara de vereadores do município onde ficarão em amostra por alguns dias.

Justen Celulares