Rui Car
17/03/2017 11h30 - Atualizado em 20/03/2017 11h46

VÍDEO: Destine parte do seu imposto de renda ao FIA de Taió

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Indianara Semann, fala sobre como proceder

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Você sabia que qualquer cidadão ou empresa pode doar parte de seu Imposto de Renda para projetos que ajudam crianças e adolescentes em risco social e econômico? Este tipo de doação pode ser feito também em Taió, colaborando com o Fundo da Infância e da Adolescência, o FIA, que é um fundo especial cujo objetivo é captar recursos que serão destinados especificamente para a área da infância e adolescência, tendo como finalidade específica financiar programas, projetos e ações voltadas para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente e suas respectivas famílias. Ele é composto por um conjunto de receitas, sendo sua utilização deliberada pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, a partir da elaboração do Plano de Ação e de Aplicação.

 

Qualquer pessoa física ou jurídica pode realizar doações ao Fundo Especial para Infância e Adolescência, sejam elas de bens materiais, imóveis ou recursos financeiros, essas doações não estão sujeitas a limites, são atos de mera liberalidade do doador.

 

O contribuinte que desejar efetuar uma doação, dentro do limite de dedução previsto na legislação, deverá seguir os seguintes procedimentos:

 

1 – efetuar uma simulação da Declaração do Imposto de Renda para estabelecer o valor da referida doação;

2 – escolher o Fundo Especial para Infância e Adolescência para o qual deseja efetuar uma doação em dinheiro;

3 – verificar os dados bancários para depósito;

4 – efetuar o depósito na referida conta até o dia 31 de dezembro para que a dedução possa ser utilizada na Declaração do Imposto de Renda do ano-calendário do depósito;

5 – remeter cópia do depósito ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com seus dados pessoas;

6 – solicitar que o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente remeta recibo confirmando a doação efetuada, conforme formulário próprio.

 

Segundo a Diretora do Departamento de Assistência Social do Município de Taió, Indianara Seeman, a importância da doação do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e Adolescência, o FIA de Taió, é muito grande, tendo em vista a necessidade de financiar programas, projetos e ações voltadas para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente e, consequentemente, seus familiares.

 

É importante ressaltar também a Campanha Unificada para divulgação do Fia, que consiste na disponibilização gratuita aos municípios da arte para materiais gráficos, informativos e de divulgação do FIA municipal, para que os Municípios possam utilizá-los em seus planejamentos de execuções das Campanhas. A identidade visual unificada ajudaria a fortalecer o conhecimento sobre os Fundos Municipais e tem a intenção de sensibilizar as pessoas para que destinem recursos a eles, principalmente aqueles que são devolvidos ao tesouro, em especial do Imposto de Renda, para que eles fiquem nos Municípios catarinenses e sejam investidos para atendimento das crianças e adolescentes.

 

Faça sua parte, destine parte do seu imposto de renda ao FIA de Taió!

 

Justen Celulares