Rui Car
29/09/2022 16h52

e-Título: aplicativo deve ser baixado até este sábado; entenda

Sistema de download estará fora do ar durante o domingo de eleição em 2 de outubro

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

Delta Ativa

O aplicativo e-Título, que em 2022 completará cinco anos, é um dos maiores aliados dos eleitores. Para poder ser utilizado no dia do voto, ele precisará ser baixado e ativado até este sábado (1º). A orientação da Justiça Eleitoral é fazer o download o quanto antes para evitar problemas que possam surgir ao deixar para a última hora. No dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título estará suspensa e só voltará a ser liberada a partir do dia 3.

 

O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS), Daniel Wobeto, explica que a ferramenta traz muitos benefícios aos votantes.

 

O e-Título consegue ajudar o eleitor a se localizar, sem receio de perder documento, de ir até um local de votação desatualizado. Isso porque tivemos locais de votação alterados nos últimos anos, inclusive, por falta de energia elétrica quando a fiação em escolas foram roubadas. Então realmente o aplicativo é um grande aliado para evitar este problema aos eleitores”, ressaltou o especialista. 

 

Até esta quarta-feira, mais de 1,5 milhão de usuários já baixaram o app somente no estado gaúcho.

 

Nossa expectativa é que o dobro de usuários baixem o documento digital até o final de semana”, explicou Wobeto. 

 

O e-Título apresenta dados da sua zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. Desde a eleição passada, inclusive, está mais fácil acessar o app: apenas com o número do CPF, sem precisar do título de eleitor.

 

O aplicativo também pode ser usado para justificar a ausência ao pleito no dia da eleição – basta estar fora do seu domicílio eleitoral, ou seja, em outra cidade, que o GPS do próprio celular identifica. 

 

Fonte: SCC10
Justen Celulares