Rui Car
29/09/2020 06h36 - Atualizado em 29/09/2020 06h38

Eleições 2020: Cidade catarinense tem apenas um candidato a prefeito registrado

Município de Barra Bonita, no Extremo Oeste, tem apenas um registro para concorrer à prefeitura, hoje comandada por Moacir Piroca (PSD)

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Em Barra Bonita, pequena cidade de 1,6 mil habitantes no Extremo Oeste catarinense, apenas um candidato a prefeito se registrou para concorrer ao pleito. Para a Câmara de Vereadores da cidade, apenas 18 nomes vão disputar as nove vagas disponíveis. Cenário oposto ao de Santa Catarina, que bateu recorde de candidaturas para as eleições municipais de 2020. Em Blumenau, por exemplo, 12 candidatos concorrem à prefeitura, e em Joinville 15.

 

Barra Bonita tem cerca de 1,6 mil habitantes (Foto: Divulgação)

Barra Bonita tem cerca de 1,6 mil habitantes (Foto: Divulgação)

 

Pela legislação eleitoral, o candidato único precisa ter 50% dos votos válidos mais um para ser considerado eleito. Como votos brancos e nulos não contam como válidos, na prática o candidato precisa de um só voto para se eleger, que pode ser o dele mesmo.

 

A chapa “Unidos por Barra Bonita”, composta pelo candidato Agnaldo Deresz (MDB) e o vice Roberto Francisco Giongo (PSDB), foi a única registrada para a prefeitura da cidade. O atual prefeito, Moacir Piroca (PSD), eleito em 2016, não vai tentar a reeleição, mas apoia a candidatura única.

 

A coligação une, além do MDB e do PSDB, o PP e o PT. Os quatro partidos são os únicos presentes no pleito municipal, e juntos apresentaram os 18 candidatos à Câmara de Vereadores de Barra Bonita. São nove cadeiras disponíveis no Legislativo, número mínimo conforme a população do município.

 

A situação é única no Estado nas eleições 2020, segundo os dados consolidados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com base nos registros feitos até o fim do prazo, no sábado (26).

 

Em Lacerdópolis, também no Oeste, somente dois candidatos vão polarizar a disputa pela prefeitura da cidade de 2,2 mil habitantes, e 16 vão tentar uma das nove vagas de vereador – menor número registrado em Santa Catarina para o pleito deste ano.

 

Menor município catarinense, Santiago do Sul, também no Oeste, é outro que terá apenas dois candidatos polarizando a disputa. São 1,2 habitantes na cidade segundo o IBGE, mas curiosamente o número de eleitores cadastrados no TRE é maior: 1,4 mil.

 

Já na cidade com o menor número de eleitores em Santa Catarina – apenas 1397 -, a disputa tem mais opções. Em Lajeado Grande, no Oeste, três candidatos vão disputar a prefeitura, enquanto 26 concorrem à Câmara de Vereadores. 

 

FONTE: DIÁRIO CATARINENSE – NSC

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares