Rui Car
23/09/2019 14h03

Em Taió, solução sobre médicos nos ESF’s está nas mãos dos vereadores

Dois bairros da cidade estão sem médicos

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Rádio Educadora recebeu em seus estúdios a Secretária da Saúde de Taió, Rozi de Souza, que falou sobre a ausência de médicos em dois ESF’s do município.

 

Ela explicou que recentemente, o Ministério Público vetou um adicional de 30% que os médicos ganhavam como bônus por assiduidade e outros quesitos. A intenção de elevar o nível salarial dos médicos e regularizar esse percentual que lhes foi cortado, foi discutido com os vereadores. Dois deles, prontamente negaram a sequência do projeto, caso outros profissionais do ramo não fossem incorporados ao projeto. Outros paramentares, ficaram calados, segundo Rozi. Para não ser rejeitado e poder ser apresentado apenas ano que vem, que é ano político, o projeto foi retirado. Com isso, dois médicos foram embora da cidade em virtude do baixo salário.

 

Diversos profissionais foram procurados, mas não querem trabalhar na cidade, devido à baixa remuneração. Por isso, o projeto foi reformulado e reencaminhado para a Câmara de Vereadores. Rozi ainda lamentou o fato dos vereadores não entenderem que o Município não tem orçamento para dar aumento salarial para todos os servidores da Saúde.

 

Por fim, a Secretária deixou um recado principalmente aos munícipes que residem no bairro Padre Eduardo e no Centro que estão sem médico, pedindo para que cobrem dos vereadores que aprovem esse projeto, para que nos próximos dias, esse problema seja resolvido. “Se os vereadores entenderem que isso é de urgência, em 30 dias esse problema será resolvido” disse Rozi. Por fim, informou que em caso de urgência e emergência, todos devem procurar o Pronto Atendimento.

 

Confira a entrevista na íntegra:

Justen Celulares