Rui Car
18/11/2023 22h36

Enchente e enxurrada deixam rastro de destruição no Alto Vale

Cidades de Pouso Redondo, Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos e Trombudo Central decretaram estado de calamidade pública

Assistência Familiar Alto Vale
Em Trombudo Central, chuvas deixaram um rastro de destruição (Foto: Prefeitura de Trombudo Central / Divulgação)

Em Trombudo Central, chuvas deixaram um rastro de destruição (Foto: Prefeitura de Trombudo Central / Divulgação)

Delta Ativa

O Alto Vale do Itajaí é uma das regiões mais atingidas pelos temporais que castigam Santa Catarina desde a última terça-feira (14). De acordo com a Defesa Civil do Estado, as cidades que mais acumularam chuva nas últimas 72h são da região: Agrolândia (339,5 mm), Aurora (333,1 mm), Trombudo Central (320,7 mm) e Ituporanga (316,0 mm).

 

Os municípios de Pouso Redondo, Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos e Trombudo Central decretaram estado de calamidade pública por conta das inundações. Também na região, Taió contabiliza dois dos três óbitos ocorridos no Estado em decorrência das chuvas.

 

A barragem de Taió encontra-se com todas as sete comportas fechadas. Às 22h30 deste sábado (18), 91,74% do reservatório estava ocupado. Já a barragem de Ituporanga ultrapassou a capacidade, que atualmente está em 114.31% — na tarde de sexta (17), a barragem verteu.

 

O Corpo de Bombeiros Militar está com 19 equipes especializadas atuando na região. Uma das cidades mais afetadas, Rio do Sul recebeu, neste sábado, reforço de pelo menos cinco aeronaves de diferentes instituições e cinco embarcações da Polícia Militar Ambiental, além do apoio de civis e de equipes de resgate animal.

 

Rio do Sul

 

Rio do Sul registrou, durante a madrugada, a segunda maior enchente da história do município, com o nível do Rio Itajaí-Açu chegando a 13,04 metros, ficando atrás apenas da cheia registrada em 1983, quando o rio que corta a cidade alcançou a marca de 13,58 metros.

 

Segundo a prefeitura, 50% das vias de Rio do Sul foram tomadas pelas águas. Várias pessoas ficaram sem luz — às 18, a Celesc registrava mais de 22 mil interrupções. Na manhã de sábado, 1.056 pessoas estavam desabrigadas.

 

Rio do Sul na manhã desta sexta-feira (Foto: Adriano Da Nahaia / NSC TV)

 

Pouso Redondo

 

Outra cidade atingida é Pouso Redondo, que na sexta-feira (17) enfrentou a maior enchente da história. Nas redes sociais, a prefeitura publicou imagens mostrando a água invadindo casas e igrejas. O município está sem abastecimento de água. Há um ponto de distribuição de água potável no Galpão Miro da Fadel, enquanto a prefeitura trabalha junto à Casan para restabelecer o serviço.

 

Pode ser uma imagem de corpo d'água e texto

Pouso Redondo também sofreu com cheia (Foto: Rádio Educadora 90,3 FM)

 

Trombudo Central

 

Trombudo Central, que está em estado de calamidade pública, registrou um pico de 8,71 metros no Rio Trombudo na tarde de sexta-feira (17). A cidade está com três abrigos abertos para receber a população afetada. Imagens deste sábado (18) mostram um cenário de destruição. As ruas da cidade estavam sujas de lama e vários equipamentos estavam destruídos.

 
Fonte: Mariana Barcellos / Diário Catarinense / NSC Total
Justen Celulares