Rui Car
09/10/2023 21h51

Enchentes e alagamentos fazem número de chamados disparar no Alto Vale

403 ocorrências atendidas desde o início do evento climático, 192 foram entre às 8h e às 20h desta segunda-feira

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Samuel Rocha

Foto: Samuel Rocha

Delta Ativa

O céu das cidades de Taió e Rio do Sul estava movimentado nesta segunda-feira (9). Por ele, helicópteros se deslocaram durante todo o dia para prestar socorro aos moradores das cidades que sofrem com as enchentes. As embarcações e os veículos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina também estiveram empenhados durante o período.

 

Das 403 ocorrências atendidas desde o início do evento climático no Alto Vale, 192 foram entre às 8h e às 20h desta segunda-feira. A maior parte delas foram de pessoas ilhadas e que precisavam se deslocarem para um abrigo.

 

Nos registros detalhados, homens, mulheres e crianças contaram com o suporte dos Bombeiros do 15º Batalhão de Bombeiros Militar. Foram 593 pessoas retiradas de áreas alagadas e aproximadamente 108 animais resgatados.

 

Fotos: CBMSC / Reprodução

 

Destaque para o avião Arcanjo-06 que realizou o transporte de uma gestante gemelar, com 38 semanas de gestação, de Rio do Sul para a cidade de Brusque para obter vaga em UTI NEO.

 

A paciente de 26 anos já havia sido resgatada em trabalho de parto pela aeronave Arcanjo 01 na manhã de hoje, na cidade de Rio do Campo, pois estava em região alagada e com acesso terrestre bloqueado.

 

Fotos: Divulgação / CBMSC

 

No Alto Vale do Itajaí, 166 bombeiros estão empenhados no atendimento às ocorrências e gerenciamento da operação. São 21 embarcações disponíveis. Durante todo o dia, seis aeronaves prestaram atendimentos às ocorrências em locais isolados e realizaram o transporte de pacientes que necessitavam de hemodiálise.

 

Chegaram ainda na região, para prestar apoio, mais cinco equipes, sendo duas de Joaçaba, duas de Blumenau e uma equipe de Chapecó. A região conta com reforço de oito equipes de Forças-Tarefa de todo o estado.

 

 

São 25 bombeiros militares, sendo oito deles do efetivo e comandante do BAjH, e mais 16 cadetes em formação, chegaram no fim da tarde em Rio do Sul para dar suporte aos cidadãos atingidos pelas chuvas na região do Alto Vale do Itajaí.

 

Estes militares também serão empregados em missões de organização e distribuição de alimentos, mantimentos e restabelecimento da cidade.

 
Fonte: ND+
Justen Celulares