Rui Car
30/03/2018 15h10 - Atualizado em 29/03/2018 16h41

Engenheiro agrônomo da Prefeitura de Pouso Redondo participa de conferência ambiental em escola

Veja fotos

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Nesta quinta-feira (29), engenheiro agrônomo do Departamento de Meio Ambiente de Pouso Redondo, Alexsandro Peterle, esteve na Escola de Educação Básica Professora Anair Margarida Voltolini (EPAV), para participar da etapa escolar da V Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

 

A Conferência é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno.

 

Alexsandro falou sobre a preservação das matas ciliares, que desempenham uma função ambiental muito importante na manutenção da qualidade da água, estabilidade dos solos, regularização dos ciclos hidrológicos e conservação da biodiversidade. Falou também sobre o cuidado com as nascentes, que além de fornecerem água para os córregos e rios que abastecem toda a cidade, são fonte de vida para outros organismos: “Para que as nascentes continuem vivas, é necessário cuidar de seu entorno, considerado legalmente como uma Área de Preservação Permanente (APP)”, explicou.

 

O engenheiro agrônomo aproveitou para agradecer a parceria com a escola na atividade realizada segunda-feira (26), quando cerca de 90 estudantes da escola participaram do plantio de 500 mudas na área de preservação permanente (APP) da Prefeitura no Bairro Progresso. A diretora da EPAV, Elaine Koerich Cani, respondeu dizendo contar com novos convites para atividades como essa.

 

A Prefeitura mantém parceria também com outras escolas, como a Escola de Educação Básica Arno Sieverdt, com quem também plantou mudas na área verde do Bairro Boa Vista, e o Centro Educacional Pombinhas, onde Alexsandro desenvolveu um trabalho de cultivo e manejo de uma horta e orientou alunos com instruções acerca de conscientização ambiental, buscando incentivar um senso crítico relativo aos prejuízos sofridos pelo meio ambiente devido à exploração sem cuidados pelos seres humanos.

 

Esta etapa da Conferência envolve a comunidade escolar, de todos os turnos sem restrição de faixa etária e série. É o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.

Justen Celulares