Rui Car
27/11/2021 10h27 - Atualizado em 27/11/2021 10h46

Entrevista: Assembleia de Deus celebra 70 anos de atuação em Taió

Festividades acontecem neste fim de semana

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Taió está em festa! A denominação celebra em 2021 os 70 anos de atuação no município e preparou uma festa muito especial para celebrar a data neste fim de semana.

 

A celebração inicia neste sábado (27) a partir das 18h e segue no mesmo horário no domingo (28). Várias homenagens serão realizadas em um culto muito especial que também será transmitido ao vivo pelas redes sociais da AD Taió.

 

O presidente da igreja, pastor Joede Moraes, esteve em nossos estúdios na manhã de e que dá mais detalhes sobre o encontro. Acompanhe:

 

 

Histórico

 

O surgimento da Assembleia de Deus de Taió está diretamente ligado a evangelização da região Oeste do Alto Vale do Itajaí. Há relatos de experiências pentecostais no município pelo menos desde a década de 1940, porém a implantação da igreja na cidade se daria na primeira metade da década seguinte. Por volta de 1951 os primeiros crentes começaram a realizar cultos domésticos em suas casas. Neste período, o destaque vai para a família Spredemann, a pioneira em nossa cidade.

 

O patriarca da família, Bruno Spredemann, era de origem luterana e havia se mudado para Taió poucos anos antes vindo de Jaraguá do Sul. Ele, juntamente com sua esposa e o filho Otovino, fixam residência na localidade de Ribeirão do Salto. A família passou a crer na doutrina pentecostal, e foi na Assembleia de Deus de Rio do Sul que encontraram o apoio para que o trabalho frutificasse em terras taioenses. De lá, veio o primeiro obreiro organizar os cultos na casa dos Spredemann. O missionário José Alves Rodrigues, que chegou em Taió em 1954 enviado pelo pastor Osmar Cabral, na época presidente da AD Rio do Sul. Nos primeiros anos do trabalho, outros obreiros também auxiliaram na organização dos cultos tanto na casa do irmão Bruno, como de outras famílias que iam se convertendo. Os irmãos Rudolfo Almeida e Adalberto Schlemper, de Trombudo Central, Henrique Altherutemeyer, Virgílio Vieira e Elienai Cabral, de Rio do Sul, foram os primeiros dirigentes daquele pequeno ponto de pregação que já começava a dar lindos frutos.

 

Nessa época também se converteu o casal Mauro e Ovilda Bruner, da localidade de Braço da Ilha. Os cultos também passaram a ser realizados nesta localidade, sempre com muita comunhão e simplicidade.

 

Na primeira década, os trabalhos da Assembleia de Deus de Taió atingiram toda essa região, chegando ao Centro da cidade em 1966. Após anos fazendo culto em casas, a igreja viu a necessidade de ter um templo próprio. Então foi alugada uma sala dos fundos de uma ferraria localizada nas proximidades do Hospital e Maternidade Dona Lisette, bem na esquina. Ali a Assembleia de Deus de Taió teve um crescimento muito abençoado por Deus, ocupando primeiramente os fundos da construção e depois todo o esposo, adquirindo inclusive a propriedade. Com auxílio dos irmãos o espaço foi todo reformado em em 1978 inaugurado. Neste templo a AD Taió ficou até 2001.

 

No ano de 1987 a AD Taió se torna um Campo Eclesiástico independente de Rio do Sul, e teve como seu primeiro pastor presidente Tonas Cardoso. Foram épocas abençoadas e também de muito desafio. Em 2001 nos mudamos para a Rua Albert Kindel onde em 26 de novembro de 2012 inaugurou o novo templo, onde permanece até hoje sendo uma igreja unida, avivada, relevante e missional.

Fonte: Rádio Educadora 90,3 FM / AD Taió
Justen Celulares