Rui Car
01/12/2021 16h37 - Atualizado em 01/12/2021 16h38

Escola de Rio do Campo recebe “Prêmio Honestidade nas Escolas”

Governador Carlos Moisés fez entrega à EEF Doutor Waldomiro Colautti

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Secretaria de Integridade e Governança (SIG) divulgou os 15 alunos vencedores da 3ª edição do Prêmio Honestidade nas Escolas. Participaram mais de 25 mil alunos do 1ª ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede estadual de ensino. O tema desta edição era “COMO PRATICAR A HONESTIDADE NA ESCOLA?”.

 

O concurso é uma iniciativa da SIG em cooperação pedagógica com a Secretaria de Estado da Educação (SED). Como prêmio, os alunos realizaram uma viagem de estudos a Florianópolis com direito a hospedagem. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 29 de novembro, na Casa d’Agronômica, com a presença do governador Carlos Moisés e demais autoridades.

 

O secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, valorizou a participação expressiva de alunos no concurso. “A dedicação e o empenho dos alunos e dos professores nos deixou muito felizes. Uma das funções da escola é ensinar desde cedo os valores da ética, da cidadania e da honestidade, tão necessários para uma sociedade civil organizada e ordeira”, afirma Vampiro.

 

“A edição foi um sucesso, fruto do esforço de professores e da equipe da SIG. Mais de 25 mil crianças pararam por um momento para pensar sobre como eles podem praticar a honestidade na própria sala de aula. É uma reflexão que certamente atravessou os portões das escolas para as casas destes alunos”, afirma Cristiano Socas da Silva, secretário em exercício da SIG.

 

Julgamento

 

A Comissão Julgadora escolheu os melhores desenhos do 1º ao 5º ano (três de cada ano) com base nos seguintes critérios: pertinência ao tema proposto, criatividade, impacto visual e autenticidade. Nesta escolha destacou-se a aluna Ariane Rafaela Blasius da Silva – EEF Dr. Waldomiro Colautti do 4º ano do Ensino Fundamental, juntamente com a professora regente Lúcia Aparecida Israel, no qual no último dia 29 foram recebidas na cerimônia de premiação que aconteceu, na Casa d’Agronômica, com a presença do governador Carlos Moisés e demais autoridades. Segundo a professora Lúcia, o tema do concurso contribuiu aos conteúdos que já vinham sendo trabalhados em sala de aula. Dentre este com atividades de interpretação textual, leitura de vários gêneros textuais, vídeos, teatro e atividades diferenciadas. “ A partir do tema trabalhado, pude perceber que hoje em sala de aula os alunos apresentam entre si uma cobrança relativa aos comentários que os mesmos fazem, dizendo: você está sendo honesto ?” “Acredito que foi muito válida esta iniciativa referente ao tema, pois sabemos o quanto é importante levar para as crianças entender que uma ação como esta faz-se necessário em nossa sociedade”.

 

Foi um privilégio estar representando a escola Waldomiro Colautti e o município de Rio do Campo e estar sendo recebida por autoridades de suma importância do nosso Estado. O reconhecimento do secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro e do governador Carlos Moisés por nos receber com dedicação, respeito e compromisso para com os alunos e professores em seu tempo destinado a este momento tão especial, inclusive para a aluna premiada Ariane Rafaela Blasius da Silva, que vivenciou momentos inesquecíveis, dos quais levará como aprendizagem para toda sua vida.
Foi uma honra estar entre os escolhidos, o mérito do prémio nos valoriza e nos motiva a dar continuidade ao nosso trabalho que nos dedicamos com muito amor e carinho frente às nossas crianças”. Diz a professora Lúcia.

 

Agradecemos a oportunidade de sermos tão bem recebidas pelas autoridades governamentais, assim como a CREA de Taió, Secretaria de Educação do município de Rio do Campo, a Escola Waldomiro Colautti que abriu o espaço para o desenvolvimento de participação, a mãe Albertina Blasius que destinou seu tempo para acompanhar a cerimônia de premiação, a professora Lúcia Aparecida Israel, que realizou todo o empenho do trabalho em sala de aula e a aluna Ariane Rafaela Blasius da Silva que dedicou seu conhecimento, dedicação e capricho em seu desenho.

 

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina

Justen Celulares