Rui Car
20/02/2018 17h05 - Atualizado em 20/02/2018 17h02

Escola do Campo é implantada em comunidade de Santa Terezinha

Conforme o gerente, as tratativas para a implantação aconteceram no ano passado

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

Com o objetivo de criar oportunidades de um futuro melhor no campo e buscar uma alternativa para frear a evasão escolar, a Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), de Taió, implantou a Escola do Campo na EEB João Küchler, na comunidade de Alto Rio da Anta, em Santa Terezinha. A primeira aula aconteceu na quinta-feira, 15, para 60 alunos do 1º ano do Ensino Médio, divididos em duas turmas.

 

“A escola está situada em uma área rural, distante 18 quilômetros da cidade e vai atender predominantemente os jovens que tem essa ligação com o campo. Os conteúdos curriculares e as metodologias são apropriados às reais necessidades e interesses desses estudantes”, destacou o secretário executivo Jardel Fronza.

 

Baseado na Pedagogia de Alternância, o curso tem como principais características o Plano de Formação e o Plano de Estudo. No tempo escola os alunos tem aulas teóricas e práticas. No tempo comunidade os estudantes desenvolvem pesquisas, projetos, atividades individuais e coletivas com o auxílio do planejamento pedagógico dos professores e das orientações das instituições parceiras.

 

“Nas segundas, quartas e sextas-feiras os alunos estudam em período integral e nas terças e quintas-feiras no período matutino. Serão duas semanas estudando na unidade de ensino e duas semanas em casa, junto às suas famílias. Isso permite que os jovens sigam apoiando seus familiares nas tarefas do campo e o conhecimento adquirido no período escolar seja aplicado quando estiver em casa”, explicou o gerente de Educação, Moacir de Melo. Ele complementou dizendo que a Gered e a escola serão responsáveis por promover as adaptações necessárias quanto aos horários e cronograma de aulas que adequem as peculiaridades da vida rural da localidade.

 

Conforme o gerente, as tratativas para a implantação aconteceram no ano passado, em reuniões com os pais dos alunos. “A Gered e a comunidade escolar tinham interesse na implantação da Escola do Campo. Fizemos a solicitação para a Secretaria de Estado da Educação (SED), que enviou uma equipe para a visita técnica na unidade de ensino. Após a visita, foi autorizada a implantação pela SED”, comemorou.

 

O curso tem a matriz curricular do Ensino Médio, na área de Ciências Agrárias e suas Tecnologias, com conteúdo adicional das disciplinas de Administração e Economia Rural; Agricultura; Projeto de Vida; Criação e Produção Animal e Sistema de Produção. Os professores dessas matérias terão formação técnica na área e a SED irá ministrar uma formação continuada com ênfase na educação do campo, para todos os docentes do curso.

 

“Espera-se com o curso, que os estudantes desenvolvam suas capacidades de empreendedorismo, inovação, criatividade e associativismo. Os efeitos devem aparecer também na família e na comunidade, com melhorias nos níveis sociais, educativos, econômicos e no meio ambiente”, concluiu Melo.

 

Além dos professores e da diretora Josani Küchler, a primeira aula contou com a presença de representantes das instituições públicas parceiras do curso: a prefeita de Santa Terezinha, Valquiria Schwarz, o secretário Municipal de Agricultura, Nelson Felippi e a extensionista rural da Epagri, Lucimari Peters Tiburski. 

Justen Celulares