Rui Car
04/04/2018 10h45 - Atualizado em 04/04/2018 09h05

Escolas da unidade de atendimento de Taió aderem ao CNIJMA

O tema deste ano é: “Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas”

Assistência Familiar Alto Vale
Matéria: Adriani Erkmann - Foto: Moacir de Melo

Matéria: Adriani Erkmann - Foto: Moacir de Melo

Delta Ativa

Escolas da Unidade de Atendimento de Taió aderem à Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, a CNIJMA. O programa vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e abrange as redes estaduais e municipais de todo o país, públicas ou privadas.

 

A Unidade de Atendimento de Taió, vinculada à Gerência de Educação de Rio do Sul, promoveu nesta terça-feira, dia 03 de abril de 2018, reunião com os representantes das escolas da rede estadual dos municípios de Taió, Mirim Doce, Pouso Redondo, Santa Terezinha e Rio do Campo para apresentar as orientações sobre o programa e acompanhar o desenvolvimento dos projetos nas escolas. Além de diretores, assessores e coordenadores das escolas, participaram da reunião representantes de outras entidades, entre elas a UNIDAVI e a Secretaria da Educação de Santa Catarina (SED). 

 

O Coordenador do CNIJMA na Unidade de Atendimento (UA) de Taió, Moacir de Melo, explicou que as turmas que poderão participar são as que foram cadastradas no Censo Escolar em 2016 e que sejam do Ensino Fundamental – Séries Finais.

 

O tema deste ano é: “Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. O objetivo é dialogar sobre os problemas ambientais locais, levando o educando a ser protagonista do processo, de modo a envolver não só os profissionais da educação, como também os pais e a comunidade em que a escola está inserida. A partir das discussões, os educandos deverão elaborar um projeto de ação sobre o tema – ÁGUA.

 

O Coordenador do CNIJMA na UA de Taió, Moacir de Melo, ressalta a importância de levar as escolas a “educar para a sustentabilidade, visto que os recursos vêm se tornando cada vez mais escassos em nosso planeta e, este é o caminho já adotado nos países desenvolvidos”.

 

O calendário das etapas da V Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente segue o seguinte cronograma:

  1. a)Conferência na Escola – até 14 de abril de 2018;
  2. b)Registro da Conferência da Escola no site do MEC -até 13 de abril de 2018;
  3. c)Conferência Municipal/Regional – até dia 19 de abril de 2018;
  4. d)Conferência Estadual/ Distrital – Até 09 de maio de 2018;
  5. e)Registro das Conferências Estaduais – até 11 de maio de 2018;
  6. f)Conferência Nacional: 15 a 19 de junho de 2018

 

As orientações e materiais pedagógicos da CNIJMA estão disponíveis no site: conferê[email protected]. Também o site da Secretaria da Educação do Estado de Santa Catarina disponibiliza todo o material de divulgação do programa, além do edital para participação das escolas.

Justen Celulares