Rui Car
06/04/2021 11h25

Estudantes de Atalanta promovem o cuidado com a natureza por meio do projeto “Plantando o Futuro”

Iniciativa integra o movimento internacional Fridays For Future e incentiva crianças e adolescentes a cuidarem do meio ambiente

Assistência Familiar Alto Vale
Fotos: APREMAVI

Fotos: APREMAVI

Delta Ativa

A crise climática causada pelos altos índices de poluição e desmatamento vem impactando não só as temperaturas globais, mas também tem contribuído para a falta de alimentos e dificultado o acesso à água potável. Trabalhar com a educação ambiental com crianças e adolescentes pode ser um dos caminhos para um futuro mais sustentável. Para proporcionar ações em prol do meio ambiente protagonizadas pelas novas gerações, estudantes da Escola de Educação Básica Dr. Frederico Rolla, de Atalanta, desenvolveram o projeto Plantando o Futuro . A iniciativa foi premiada na 6ª edição do Desafio Criativos da Escola, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana.

 

Trabalhando pela defesa, preservação e recuperação do meio ambiente, o projeto promove ações de combate às mudanças climáticas e incentiva crianças e jovens a serem protagonistas em atividades voluntárias em prol da conservação da biodiversidade. De acordo com os estudantes, a iniciativa reforça a importância de um debate dinâmico sobre o clima e incentiva as futuras gerações a se envolverem com as mudanças urgentes para a sociedade. Essas ações podem ser encontradas no Facebook e no Instagram .

 

Com o apoio de escolas e governos locais, o grupo apresenta o projeto “Plantando pelo Futuro” em instituições de ensino da região. Além de ser premiada pelo Criativos da Escola, a iniciativa faz parte do movimento do Fridays For Future (Sextas-feiras para o Futuro), que pede soluções para o aquecimento global.

 

Entre as ações do grupo, os alunos mobilizam a sociedade a plantar árvores, criar hortas públicas, bosques e restaurar áreas degradadas, sobretudo em espaços públicos. Quando for possível e seguro, eles pretendem colocar em prática o projeto “Sementinha”, que tem o intuito de falar sobre educação ambiental com as crianças mais novas, por meio de oficinas e de visitas a parques.

 

Sobre o Instituto Alana 

 

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.


2PRÓ Comunicação
[email protected]
Belisa Barga / Elisabete Machado / Juliana Oliveira / Myrian Vallone
Abril / 2021

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares