Rui Car
26/08/2022 14h16

Evento de neonatalogia em Rio do Sul trará médicos de renome mundial a SC

Evento vai reunir mais de 150 participantes, entre profissionais da saúde e estudantes

Assistência Familiar Alto Vale
Evento de neonatalogia em Rio do Sul trará médicos de renome mundial a SC Foto:Divulgação
Delta Ativa

Hospital Regional do Alto Vale e a Unidavi (Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí) se uniram para a organização da 1ª Jornada de Neonatologia do Vale do Itajaí, que acontece nesta segunda (29) e terça-feira (30), na sede do hospital em Rio do Sul.

 

Segundo a médica pediatra do Hospital Regional do Alto Vale, Marlou Ferreira Dalri, a expectativa é receber mais de 150 participantes, entre profissionais da saúde e estudantes.

 

Entre os destaques está a presença dos médicos Guilherme Sant’Anna, que mora há mais de 20 anos no Canadá e coordena a UTI Neonatal do Hospital de Montreal, e Gabriel Variane, criador da primeira unidade neurológica neonatal do mundo, na Santa Casa (SP).

 

A realização do evento, conforme Marlou, foi inesperada. Ela disse que solicitou a Guilherme a indicação de um curso on-line como forma de aperfeiçoar os profissionais que atuam na UTI Neonatal. “Para nossa alegria ele colocou que estaria no Brasil, em Campinas e no Rio de Janeiro e se prontificou a vir a Rio do Sul”, contou.

 

“As direções do Hospital Regional e da Unidavi nos deram todo o suporte, viabilizando a jornada”, acrescentou a médica. Marlou destacou que a experiência de Guilherme, requisitado para palestrar em vários países, será fundamental no treinamento das equipes.

 

Já o médico Gabriel Variane, que também terá espaço especial no evento, criou um sistema de monitoramento cerebral para recém-nascidos. “Isso evita que os bebês tenham alta com algum tipo de lesão neurológica”, explica Marlou.

 

Gabriel montou a primeira UTI neonatal neurológica do mundo, em São Paulo. Existem em torno de 50 hospitais no Brasil cujos bebês são monitorados remotamente por meio do programa criado por Gabriel.

 

Para o diretor-técnico do Hospital Regional, Marcelo Vier Gambetta, a vinda de dois profissionais de renome mundial a Rio do Sul possibilitará o crescimento da estrutura do serviço e capacitação do corpo clínico. “Na verdade, é um evento de nível mundial pelos nomes de Guilherme Sant’Anna e Gabriel Variane”, observou.

 

O gerente-geral do Hospital Regional, Roberto Ferrari, observou que a parceria com a Unidavi surgiu no momento que as duas instituições discutiam a implantação da residência médica em pediatria. “Entendemos que a qualidade dos serviços que vamos prestar será ainda mais especial”, complementou.

Anderle Telhas e Acessórios