Rui Car
23/03/2018 09h03

Ex-deputado João Pizzolatti vira réu por provocar acidente embriagado em Blumenau

Colisão ocorreu em dezembro e deixou jovem de 23 anos gravemente ferido

Assistência Familiar Alto Vale
G1 SC

G1 SC

Delta Ativa

1ª Vara Criminal de Blumenauacatou na quarta-feira (22) a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina contra o auditor fiscal de Santa Catarina e ex-deputado federal João Pizzolatti por ter provocado um acidente de trânsito em 20 de dezembro de 2017. Umjovem de 23 anos ficou gravemente ferido no acidente e, em um vídeo, Pizzolatti admite que estava embriagado.

 

O juiz de direito Juliano Rafael Bogo recebeu a denúncia e estipulou o prazo de dez dias para a defesa de Pizzolati responder às acusações. O MPSC denunciou Pizzolatti em fevereiro pelos crimes de tentativa de homicídio qualificado com dolo eventual (assumindo o risco de matar) e embriaguez ao volante.

 

Nos autos, o juiz considerou que há indícios de ato criminoso e com punibilidade concreta. Ele ressalta que “elementos de prova colhidos na investigação demonstram sumariamente a ocorrência do crime e fornecem indícios suficientes de autoria”.

 

A reportagem entrou em contato com a defesa de Pizzolatti, sem retorno até a publicação desta notícia.

 

 

Acidente envolvendo três carros em SC-421 deixou jovem gravemente ferido (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)Acidente envolvendo três carros em SC-421 deixou jovem gravemente ferido (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Acidente envolvendo três carros em SC-421 deixou jovem gravemente ferido (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

 

Investigação e batida

A Polícia Civil concluiu em janeiro o inquérito do caso. Pizzolatti foi indiciado pelos crimes de embriaguez ao volante e tentativa de homicídio doloso (quando assume o risco de matar). Paulo Marcelo Santos, de 23 anos, teve fraturas e queimaduras de 2º e 3º graus nas pernas. Na época, a defesa do político disse que só se pronunciará sobre o caso em juízo.

 

Em um vídeo gravado por uma testemunha logo após o acidente na SC-421, em Blumenau, Pizzolatti admitiu que estava embriagado. Ele chegou a ser internado dois dias após o acidente para tratamento de alcoolismo.

 

O carro que Pizzolatti dirigia invadiu a pista contrária e bateu em dois veículos, segundo relatório da Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Além de ter sido feito auto de constatação de embriaguez, também foi verificado que o ex-deputado estava sem a Carteira Nacional de habilitação (CNH).

 

 

Paulo Marcelo Santos sofreu fraturas e queimaduras (Foto: Reprodução/Rede Globo)Paulo Marcelo Santos sofreu fraturas e queimaduras (Foto: Reprodução/Rede Globo)

Paulo Marcelo Santos sofreu fraturas e queimaduras (Foto: Reprodução/Rede Globo)

 

Mesmo nessas condições, ao invés de ter sido conduzido à delegacia, Pizzolatti foi levado pelos bombeiros ao Hospital Santa Isabel, em Blumenau. Sem nenhum policial por perto, ele recusou o atendimento médico e saiu pela porta da frente.

 

Um dos veículos atingidos pelo carro do ex-deputado tombou e pegou fogo. Quem passava pelo local ajudou a virar o carro e apagar as chamas com extintores.

 

O ex-deputado estava com a CNH vencida desde agosto de 2017, conforme o Detran de Santa Catarina. Entre 2014 e 2017, ele somou 222 pontos na carteira.

Justen Celulares