Rui Car
16/11/2020 06h54

Ex-governador de Santa Catarina Henrique Córdova morre aos 82 anos

Ele estava internado em Lages desde a semana passada, quando exames confirmaram o diagnóstico de Covid-19

Assistência Familiar Alto Vale
Ex-governador de Santa Catarina Henrique Córdova morre aos 82 anos em Lages (Foto: Marco Cezar/divulgação/ND)

Ex-governador de Santa Catarina Henrique Córdova morre aos 82 anos em Lages (Foto: Marco Cezar/divulgação/ND)

Delta Ativa

Morreu neste domingo (15), em Lages, o ex-governador de Santa Catarina Henrique Córdova. Ele tinha 82 anos de idade e estava hospitalizado desde a semana passada, quando começou a sentir dificuldades respiratórias. O político, fazendeiro e advogado deixa a mulher Marita Stadler Córdova e dois filhos.

 

Inicialmente, ele foi internado na cidade onde morava e comandava a fazenda de maçãs da família, São Joaquim. Após exames, foi constatado que o ex-governador tinha Covid-19.

 

Com o diagnóstico, ele foi transferido para o hospital de Lages, referência no tratamento da doença na região. As informações são do advogado e amigo de Córdova, Juliano Martorano Vieira.

 

Henrique Córdova ocupou o cargo de governador do Estado entre 14 de maio de 1982 e 15 de março de 1983, após a renúncia de Jorge Bornhausen, de quem era vice. Antes disso, foi eleito Deputado estadual, em 1970, e Deputado federal, em 1974, pela Arena.

 

Trajetória

 

Formado em Direito pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Henrique Córdova exerceu a advocacia na região serrana e sul de Santa Catarina. Seu primeiro cargo público veio em 1966, quando assumiu a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de São Joaquim.

 

Em 1970 foi eleito Deputado estadual pela Arena. Na posição, exerceu a liderança da bancada do partido na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina). Nas eleições de 1974, foi eleito Deputado Federal por Santa Catarina, também pela Arena.

 

Após assumir o governo do Estado, por pouco menos de um ano entre 1982 e 1983, ocupou o cargo de Diretor de Operações Diversas da Caixa Econômica Federal, em Brasília por cerca de dois anos.

 

A trajetória política do advogado continuou em 1986, quando foi eleito Deputado federal mais uma vez, pelo PDS (Partido Democrático Social).

 

Filiado ao (Partido da Frente Liberal) desde 1996, ele concorreu duas vezes ao cargo de Prefeito de São Joaquim, cidade onde nasceu. Nas duas oportunidades, nas eleições de 2002 e 2012, não foi eleito.

 

Desde então, Córdova se dedicava aos negócios da família em sua terra natal, mantendo a fazenda produtora de maçãs, onde morava atualmente.


FONTE: ND+


 
 
 
Justen Celulares