Rui Car
12/10/2023 16h56 - Atualizado em 12/10/2023 16h57

Exército intensifica ações de apoio por conta das chuvas em Taió e mais 10 cidades de SC

Forças Armadas estão à disposição da Defesa Civil de SC para fortalecer ações como reconhecimentos de áreas de risco e transporte de materiais

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Exército / Divulgação

Foto: Exército / Divulgação

Delta Ativa

Diante das fortes chuvas e enchentes que atingem Santa Catarina, as Forças Armadas intensificaram desde sábado (7) as ações de apoio em 11 municípios do Estado. As tropas realizam transporte de materiais, desobstrução de vias, reconhecimentos de áreas de risco, orientação e transporte de moradores.

 

As tropas atuam nas cidades de Blumenau, Canoinhas, Itapiranga, Ituporanga, Jaborá, José Boiteux, Mafra, Porto União, Rio do Sul, Taió e Tubarão, de acordo com comunicado do Comando Conjunto Sul.

 

Há ainda outras 47 cidades atendidas no Sul do Brasil, distribuídas por Rio Grande do Sul e Paraná. Ao todo, em todo o Sul do Brasil, 1300 militares atuam para conter os estragos, com viaturas, embarcações, aeronaves, barracas, cisternas, drones e blindados.

 

Chamada de “Operação Ânimo Forte”, a força-tarefa coordenada pelo CCOP (Centro de Coordenação de Operações), instalado em Porto Alegre, é um desdobramento da Operação Taquari”, que atuou nos municípios gaúchos atingidos pelas chuvas torrenciais em setembro.

 

No Rio Grande do Sul, os esforços se concentram na logística dos depósitos de donativos, fazendo a triagem do material recebido e organizando a distribuição”, destaca o comunicado da CCOP.

 

Nas demais regiões do estado, os militares estendem a mão amiga à população no que for solicitado pela Defesa Civil, como na distribuição de telhas, em áreas atingidas por granizo; distribuição de donativos e medicamentos; e transporte de famílias, em regiões alagadas”, pontua.

 

Cidades atendidas no Sul do Brasil

 

Rio Grande do Sul: Alegrete, Arroio do Meio, Arroio Grande, Bagé, Barros Cassal, BentoGonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Cerrito, Colinas, Cristal, Cruzeiro do Sul, DoisLajeados, Eldorado do Sul, Encantado, Estrela, Ijuí, Itaqui, Jaguarão, Lajeado,Manoel Viana, Montenegro, Muçum, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, PedroOsório, Quaraí, Rio Grande, Roca Sales, Rosário do Sul, São Leopoldo, Santa Maria,Santa Rosa, Santa Teresa, Sant’Ana do Livramento, Santiago, São Borja, SãoGabriel, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, Sapucaia do Sul, Uruguaiana e VenâncioAires.

 

Santa Catarina: Blumenau, Canoinhas, Itapiranga, Ituporanga, Jaborá, José Boiteux, Mafra,Porto União, Rio do Sul, Taió e Tubarão.

 

Paraná: Palmas, Rio Negro e União da Vitória.

 

Chuvas em SC: veja último balanço

 

A chuva já desabrigou 13 mil pessoas em Santa Catarina, segundo o boletim da Defesa Civil desta quinta-feira (12). Conforme o Diário Oficial estadual, 161 municípios decretaram emergência – mais da metade do Estado – em função dos prejuízos causados pelo tempo.

 

Segundo o órgão, ao menos 15 cidades do Vale do Itajaí registram um volume de chuva superior a 100mm nas últimas 24h.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares