Rui Car
03/02/2023 16h33

Exportação de carnes de aves e bovinos abre o ano em alta

Setor é um dos grandes expoentes do agronegócio brasileiro

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Delta Ativa

A exportação brasileira de carnes de aves e bovinos começaram o ano em alta. O setor faturou US$ 1,6 bilhão em janeiro de 2023, segundo os dados prévios da Balança Comercial do país. Houve um incremento de 7% sobre a receita do mesmo mês em 2022.

 

A receita do mês com a exportação de carnes de aves e bovinas correspondeu a por volta de 11% de todo o resultado das vendas da indústria de transformação brasileira para outros países. O setor é um dos grandes expoentes do agronegócio nacional.

 

Atualmente, a indústria de transformação vinculada ao agronegócio nacional está entre as maiores do planeta. De acordo com a Companhia Nacional de Alimentos (Conab), os embarques brasileiros de proteínas de carnes de aves e bovinos de 2023 deve resultar em cerca de 8 milhões de toneladas para o mercado global.

 

O Brasil é o maior fornecedor desses tipos proteínas para o mercado global, conforme as estimativas do governo norte-americano. Ainda assim, a maior parte da produção local destes alimentos fica para os consumidores internos.

 

Pelos cálculos da Conab, os consumidores locais vão se alimentar com cerca de 66% de todas as carnes de aves e bovinos produzidos no país em 2023. A disposição desses dois tipos de proteína por habitante está próxima de 80 quilos por ano. Essa quantidade equivale a por volta de dois bifes por dia.

 

Fonte: Artur Piva / Revista Oeste
Justen Celulares