Rui Car
06/01/2023 15h02

Fabricação de veículos cresce 5% em 2022

O setor enfrentou adversidades na cadeia de suprimentos

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Reprodução / Redes Sociais

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Delta Ativa

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção brasileira do setor cresceu pouco mais de 5% em 2022. A instituição divulgou os dados nesta sexta-feira (06).

 

Ao longo do ano passado, os fabricantes produziram 2,4 milhões de veículos. Assim, o resultado ficou acima do esperado pela Anfavea. Segundo a instituição, contribuiu para o desempenho “a sensível redução nas paralisações de fábricas no segundo semestre, com uma melhora parcial no fluxo de componentes eletrônicos”.

 

Em meio aos desarranjos na cadeia de abastecimento causadas durante a pandemia e a invasão russa à Ucrânia, o setor enfrentou dificuldades no fornecimento de insumos como os chips. Esses insumos são fundamentais na fabricação dos modelos atuais.

 

Depois de um primeiro quadrimestre muito difícil em função da falta de semicondutores, o setor acelerou o ritmo e conseguiu atender parte da demanda reprimida nos mercados interno e externos”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da instituição.

 

Para 2023, associação dos fabricantes de veículos preveem uma nova alta na produção. A expansão, entretanto, deve ser menor que a atual. A Anfavea estima que a quantidade fabricada cresça apenas 2,2% ao longo deste ano. Ou seja: menos da metade da elevação registrada para 2022.

 

Fonte: Artur Piva / Revista Oeste
Justen Celulares