Rui Car
10/05/2022 09h32

Fake news: Votar em branco ou nulo para outros cargos não anula voto para presidente

Esta é uma notícia falsa de 2018 e que está sendo requentada

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Delta Ativa

É falsa a informação que circula nas redes sociais sobre a anulação de todos os votos, caso o eleitor opte por escolher apenas o candidato à Presidência da República. Esta é uma fake news de 2018 e que está sendo requentada, conforme o TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral).

 

Circula no WhatsApp uma mensagem que diz que o eleitor que, durante a sequência de votação, for anulando voto por voto, escolhendo somente o candidato a presidente, terá todos os seus votos anulados, mesmo o de presidente. Nessas situações, o voto seria considerado parcial e, por isso, anulado”.

 

A informação é falsa. O eleitor pode, sim, escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o eleitor votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais. Vale lembrar que o voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito. Votos brancos e nulos são computados para fins estatísticos, mas não são considerados votos válidos”, esclareceu o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

 

Fonte: Altair Magagnin / ND+
Justen Celulares