Rui Car
16/08/2021 15h57 - Atualizado em 17/08/2021 08h14

Falta de isolamento de infectados pode ser a principal causa do aumento de casos de Covid em Ituporanga

Município chegou a registrar na semana passada 136 casos ativos na sexta (13)

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 
A falta de isolamento de pessoas infectadas pode ser a principal causa para o aumento de casos ativos para a Covid 19 em Ituporanga. O município chegou a registrar na semana passada 136 casos ativos na sexta (13).
 
De acordo com a Secretária da Saúde Aline de Abreu Postais em duas industrias foram registrados surtos com maior quantidade de casos positivos e houve a recusa de atestados por parte das empresas para que os colaboradores infectados pudessem respeitar o isolamento. “Sabemos que é difícil dispensar os trabalhadores, porque as indústrias precisam continuar produzindo, porém, pedimos a compreensão porque essa é uma questão de saúde pública e acaba gerando um efeito dominó, outros funcionários acabam positivando e a família desses trabalhadores também”, explicou.
 
O aumento do número de casos positivos e ativos na Capital da Cebola chamou a atenção do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES). Na divulgação da nova matriz de risco que classificou o Alto Vale do Itajaí com potencial de risco alto para transmissão da Covid, o centro destacou Ituporanga, Witmarsun e Rio do Oeste, com números acima da média para no que diz respeito a quantidade de casos ativos.
 
A Secretaria de Saúde do município segue monitorando os casos e não descarta a presença da variante Delta na Capital da Cebola.
 
Estávamos registrando queda no número de casos positivos e tivemos um elevação muito rápida o que faz desconfiarmos de que podemos ter a nova variante circulante aqui no município também, já que em Rio do Sul, houve caso confirmado. Enviamos testes para o Lacen e estamos esperando o resultado”, comentou.
 
Outro dado que chama a atenção da equipe do Centro de Enfrentamento a Covid,são casos de infecção de pessoas já vacinadas. Dos 98 casos ativos hoje, 60 pessoas não tomaram a vacina ainda e 38 já tomaram pelo menos a primeira dose.
 
Sabemos que a vacina não evita com que as pessoas acabem sendo infectadas pelo coronavírus, mas, estamos vendo que quem está vacinado tem tido sintomas menos graves da doença”, explicou.
 
Para o prefeito Gervásio Maciel a orientação é continuar seguindo as orientações. “Devemos continuar seguindo as recomendações sanitárias, com uso de máscara, álcool em gel, evitar aglomerações e seguir se vacinando”, completou.

FONTE: PREFEITURA DE ITUPORANGA

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares