Rui Car
03/10/2022 15h33

Fora do 2º turno, candidatos ao Governo por SC se manifestam

Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) farão 2° turno no estado

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Montagem / Divulgação

Foto: Montagem / Divulgação

Delta Ativa

Após a confirmação de Jorginho Mello (PL) e de Décio Lima (PT) no segundo turno para o Governo do Estado de Santa Catarina, os demais candidatos que disputavam o cargo reconheceram a derrota.

 

Moisés (Republicanos) se pronunciou após ficar fora da disputa pelo segundo turno do governo de Santa Catarina. O candidato ficou na terceira posição nas eleições realizadas neste domingo (2), com 16,99% dos votos válidos. Carlos Moisés foi eleito governador do Estado em 2018 pelo PSL e tentava a reeleição este ano.

 

Por meio de nota divulgada pela assessoria, Moisés diz que recebeu com serenidade o resultado das urnas neste primeiro turno das eleições.

 

Queremos agradecer os votos de confiança no nosso trabalho e o empenho de todos os nossos apoiadores por todo o Estado. Estamos muito tranquilos porque sabemos que sempre nos pautamos pelo bem de Santa Catarina. Entregamos um estado muito melhor do que recebemos”, afirma o texto.

 

A nota destaca ainda a atuação de Moisés frente à pandemia da Covid-19, “enfrentando a maior crise sanitária da história, sem descuidar da saúde e da economia”.

 

Por fim, o candidato pelo Republicanos afirmou que deseja o melhor para os catarinenses e depositou confiança na democracia. “Desejamos que prevaleça o melhor para os catarinenses, confiantes de que a democracia é soberana”, finaliza.

 

 

O que dizem Gean e Amin

 

Gean Loureiro recebeu 550.254 votos. Com 13,65%, Loureiro ficou em quarto lugar. “Quero agradecer praticamente meio milhão de eleitores que confiaram em nosso projeto. Efetivamente tivemos uma vitória política, apesar de não ter conquistado a vitória eleitoral. Saímos maiores do que entramos nesse projeto”, disse Loureiro.

 

Houve uma transferência em massa dos votos para o PL, demonstrando que a onda a favor do presidente Bolsonaro é muito forte em Santa Catarina como foi em 2018. O fato é que os votos estão apurados e eu tenho que celebrar nesse momento a democracia, agradecer os companheiros e as companheiras que acompanharam a nossa caminhada, que foram solidários e dizer que a luta continua”, disse Esperidião Amin (PP), que ficou em 5º lugar, com 9,69%. O candidato do PP recebeu 389.259 votos.

 

Durante a campanha, institutos de pesquisa chegaram a indicar um empate quádruplo entre Carlos Moisés (Republicanos), Jorginho Mello (PL), Esperidião Amin (PP) e Gean Loureiro (União Brasil).

 

Fonte: ND+ / SCC10
Justen Celulares