Rui Car
05/12/2017 07h56 - Atualizado em 05/12/2017 08h26

Forte enxurrada causou transtornos em Rio do Sul

Quase 40 mm de chuva em 30 minutos

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Na tarde desta segunda-feira ocorreu um temporal com chuva forte em Rio do Sul, que provocou alagamentos na região central do município. Entre às 17 e 18 horas foram registrados 38,80 mm na estação da Epagri/Ciram.

 

Na parte da manhã, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) publicou uma OBSERVAÇÃO METEOROLÓGICA para pancadas de chuva e raios, conforme a previsão do tempo elaborada peal Epagri/Ciram: sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva isolada com trovoada, entre a tarde e noite, em todas as regiões.

 

O sistema de alerta por SMS é um serviço que emite mensagens de alerta para dispositivos móveis em condições especiais de tempo que configuram alta probabilidade de evento severo. Um dos critérios utilizados atualmente para a emissão de alertas é a detecção de altas refletividades no radar.

 

Durante a tarde, foram emitidos 5 alertas por SMS, para Santo Amaro do Imperatriz, São Bonifácio, Águas Mornas, São Pedro de Alcântara e Antônio Carlos.

 

Uma tempestade convectiva também foi detectada pelo Radar Meteorológico do Vale quando se deslocava em direção à Rio do Sul. O núcleo convectivo apresentava reflectividades que não atendiam aos critérios de emissão de alerta por SMS.

 

Às 17:19 a Epagri/Ciram emitiu uma OBSERVAÇÃO para pancadas de chuva e descarga elétrica isolada no Planalto Norte e Vale do Itajaí, nas próximas 2 horas.

Quando o núcleo convectivo atingiu a cidade de Rio do Sul ocorreu rápida intensificação, atingindo então o limiar de alerta. Entretanto, a tempestade logo perdeu força, não havendo mais critérios de emissão de alerta por SMS.

 

Com a aproximação do verão passa a predominar um padrão atmosférico com pancadas de chuva e trovoadas entre a tarde e noite, típico desta estação do ano. As chuvas de verão tem por natureza a irregularidade. Cai em um ponto e nada no outro. Uma cidade pode anotar, por exemplo, um volume alto de chuva em curto período em alguns bairros e nada em outros. Justamente porque essas pancadas decorrem de nuvens carregadas localizadas e, que em algumas vezes, além de chuva trazem temporal, com ventos fortes e granizo.

 

A Epagri/Ciram e a Defesa Civil realizam um monitoramento meteorológico dedicado para prover um serviço de emissão de avisos e alertas voltados à população do Estado de Santa Catarina. Os recentes investimentos nos radares meteorológicos proporcionaram avanços significativos na capacidade de monitorar e antecipar tempestades. Entretanto, a comunidade meteorológica do Estado tem ciência que o aprimoramento se dará com o tempo através da experiência e know how adquiridos, investimentos em recursos humanos, pesquisas científicas e desenvolvimento tecnológico.

 

Neste sentido, é esperado que tais aprimoramentos e investimentos irão refletir em melhorias na capacidade de antecipar os eventos adversos.

Justen Celulares