Rui Car
08/05/2018 15h10 - Atualizado em 08/05/2018 14h39

FOTOS: 30 anos do Grupo Rima Som é comemorado com presença de grande público

O evento foi realizado pela Prefeitura de Taió

Assistência Familiar Alto Vale
Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Delta Ativa

O Clube de Caça e Tiro XV de Novembro recebeu no último sábado (05/05) o baile em comemoração aos 30 anos do lançamento do primeiro LP do Grupo Rima Som. O salão esteve completamente lotado para relembrar grandes sucessos desse grupo que deixou seu nome marcado na história taioense. O evento foi realizado pela Prefeitura de Taió e também contou com a participação da Banda Studio 3 e o Coral das Fridas de Taió.

 

COMO SURGIU O GRUPO RIMA SOM

O Grupo Rima Som surgiu em julho de 1987, com Alcendino Amaro de Andrade (Dino Andrade), empresário no ramo de restaurante e músico profissional, juntamente com seu amigo, Raulino Peixer (Tóti), empresário no ramo de tintas e implementos agrícolas, que eram proprietários da banda “Luar de Prata”. A dupla teve que mudar o nome do conjunto, pois já existia outro grupo com o mesmo nome. Como já possuíam equipamento, além de Alcendino (Dino) ser musico, a ideia além da troca de nome foi aumentar o grupo para completar a banda, e assim contrataram outros músicos da cidade e região dando início a nova banda, cuja primeira formação foi a seguinte:

 

Dino Andrade: Guitarra e vocal; Mathias Santos: Teclado, acordeon e vocal; Deoclécio Kniess: Baixo e vocal; Marcos Torres: Guitarra e vocal; Iroldo Friese: Iniciou como Baterista e posteriormente passou a ser o motorista e operador de Som, sendo substituído na bateria pelo músico Siegmar Gunther; A função de diretor comercial era exercida por Raulino Peixer.

 

Elenco Montado. Faltava então arranjar um nome para o grupo. Dino Andrade teve a feliz ideia, dando um nome especial, usando as iniciais dos nomes de alguns integrantes do Grupo e também usando o nome do seu sócio que acompanhava em algumas apresentações com chocalho e pandeiro. E ficou assim: R. Raulino. I. Iroldo. M. Mathias. A. Alcendino. Assim nascia o GRUPO RIMA-SOM.

 

O início do grupo foi com apresentações em bailes, tardes dançantes, festas e eventos em geral. Não demorou muito para ficarem conhecidos na região, eram muitos solicitados, interpretando músicas de estilos variados agradando a muitas pessoas por onde passavam.

 

Os músicos, com a iniciativa e incentivo do diretor Dino Andrade, começaram a compor letras e músicas próprias. Até que em 1988, com muita dificuldade, fizeram uma grande proeza: Viajaram de Taió a São Paulo (SP) de ônibus e gravaram o seu primeiro LP nos estúdios Reunidos. A cidade toda ficou na expectativa, pois aquela seria a primeira banda taioense a gravar um LP, e com as músicas próprias. As rádios começaram a tocar e algumas músicas ficaram na lembrança do povo. Tais como: Sereinha Linda, Eta Forró, Lembrança, Louco Desejo, Rima Som entre outras

 

Animados pelo sucesso do primeiro disco, já no ano de 1990, gravaram o segundo LP. Também com grande sucesso tendo como músicas destaques: Tempo e Saudade, Gatinha Manhosa, Rainha do Baile e outras.

 

Naquele período, Alcendino e Raulino Peixer resolveram vender a Banda para Mathias Santos e Walmir Tanchela, os quais se tornaram os novos proprietários do Grupo Rima Som. Os novos donos ampliaram a estrutura do grupo e adquiriram um ônibus maior, contratando mais integrantes e assim chegou-se a sua última formação, com seus antigos integrantes: Mathias Santos; Deoclécio Kniess; Marcos Torres; Siegmar Gunther, além dos seus novos integrantes que só vieram engrandecer ainda mais o sucesso do grupo: Antonio Cândido (Toninho) – Vocalista; Ivo Felipe – trompete; Walmoli Gerber – Saxofone.

 

O Grupo RIMA SOM viajou novamente, desta vez a Porto Alegre (RS), onde gravaram o terceiro disco, o qual trazia por título, “Segredo do Amor”, na gravadora ACIT. Com esse novo trabalho o grupo passou a ser contratado em Festas nacionais assim como: “EXPOCENTRO”, em Curitibanos (SC), “EXPONACE” em Ituporanga (SC), em Florianópolis (SC) no “JURERÊ INTERNACIONAL – NOITE DO LUAU”, bem como em São José (SC) na “EXPOINCO” e em LAGES (SC) num grande show na praça Joca Neves no aniversário da Rádio Clube e do SCC (Sistema Catarinense de Comunicação), dentre muitos outros eventos nacionais. Dividiram palco com grandes artistas como: LEANDRO E LEONARDO, CRYSTIAN E RALF, OS SERRANOS, e muitos outros.

 

No mês de novembro de 1992, O GRUPO RIMA SOM foi contratado para fazer uma Turnê no estado do Mato Grosso onde estiveram fazendo shows em várias cidades, como: SINOP, NOVA MUTUM, CLAUDIA, TERRA NOVA, PEIXOTO DE AZEVEDO, todos eventos realizados com   grande sucesso. 

 

 Em 31 de Dezembro de 1992, na cidade de TIMBÓ (SC), O GRUPO RIMA SOM realizou o último Baile da sua História encerrando as atividades com muito sucesso, credibilidade, responsabilidade e principalmente com união do grupo, pois não teve nenhum tipo de desentendimento entre os participantes.

 

A pergunta que todos gostariam de saber: “PORQUE O GRUPO RIMA SOM PAROU? Deoclécio Kniess explica “Como é de conhecimento de todos, até nos dias de hoje não é fácil. O artista, por melhor que seja, não consegue sobreviver apenas da música. Então por esse motivo tínhamos que decidir entre se dedicar somente a banda ou aos trabalhos profissionais que a grande maioria dos seus integrantes exerciam. A decisão infelizmente foi encerrar as atividades da banda”, frisa.

 

ONDE ESTÃO OS INTEGRANTES

MATHIAS SANTOS: Atualmente está no Paraná, na cidade de FAZENDA RIO GRANDE. Proprietário da RIMASOM EVENTOS LTDA. Desenvolve o projeto Viva a Maturidade com o Musical: TONY MATHIAS. Acompanhado pelo seu Filho DORIKO ALEX, Tecladista e seu sobrinho: Alysson Guitarrista. SIEGMAR: mora no Rio Grande do Sul, na cidade de Boa Vista do Buricá. MARQUINHOS: reside em Taió (SC); KNIESS- Reside em Taió (SC); IVO FELIPE, reside em Rio do Sul (SC) e exerce a profissão de torneiro mecânico. TONINHO mora em Dona Emma (SC); WALMOLI GERBER mora em TAIÓ.

Justen Celulares