Rui Car
21/05/2019 15h10 - Atualizado em 21/05/2019 14h36

FOTOS: Agro Vale leva 40 mil pessoas ao Centro de Eventos, em Rio do Sul

3ª edição da Expofeira Agrícola teve programação diversificada que incentiva a agricultura familiar

Assistência Familiar Alto Vale
Ouvintes da Educadora tiveram o privilégio de abraçar Amado Batista

Ouvintes da Educadora tiveram o privilégio de abraçar Amado Batista

Delta Ativa

O fim de semana foi de muita movimentação no Centro de Eventos Hermann Purnhagen, com a realização da terceira edição da Expofeira Agrícola do Alto Vale do Itajaí, a Agro Vale, em Rio do Sul. Pelo menos 40 mil pessoas passaram pela festa iniciada na sexta-feira e encerrada no domingo à noite. O número é contabilizado de acordo com sistema de catracas no acesso ao centro de eventos.

 

Aberta na sexta-feira, a Agro Vale teve programação voltada para o agricultor e profissionais que desenvolvem atividades relacionadas a produção agropecuária. Além disso, teve exposições de animais, apresentações artísticas, parques para as crianças, shows nacionais e a feira voltada para a agricultura familiar. Foram 70 estandes de Rio do Sul e do Alto Vale com produtos de fabricação agrícola, valorizando a produção local e incentivando a economia.

 

Um dos pontos altos da programação de palestras foi a do secretário de Estado de Agricultura, Ricardo de Gouvêa, que relatou um pouco das atividades já desenvolvidas pela pasta e como é possível melhorar o contato do governo estadual com a produção familiar. “Precisamos trazer inovação e profissionalização para as atividades. Estamos num esforço junto com a Epagri para melhorar as potencialidades locais”, explicou o secretário.

 

O tratoraço realizado no sábado pela manhã teve 50 inscritos e deu como premiação, produtos para que a família participante possa usar na sua atividade rural, como vale-compras ou combustível.

 

Entre as atrações nacionais, os shows do grupo Raça Negra na sexta-feira, da dupla Zezé di Camargo e Luciano no sábado e do cantor Amado Batista no domingo foram os pontos altos da programação, atraindo grande público ao centro de eventos.

 

E a Agro Vale do ano que vem já tem suas representantes eleitas. Entre as 20 candidatas, Andreia Hasse Padilha, de Ituporanga, foi escolhida a rainha. Alícia Will, da cidade de Trombudo Central, ficou como primeira princesa e Maria Aparecida Damann, de Salete, a segunda princesa.
Elas receberam a faixa e presentes das representantes da festa de 2019, a ex-rainha, Jaciara dos Anjos, e das princesas, Gabriella Muniz e Kiara da Cunha. O concurso foi um sucesso pela presença de público e das torcidas, valorizando ainda mais o esforço, dedicação e coragem das 20 candidatas de várias cidades do Alto Vale. A melhor torcida ficou para a candidata de Rio do Sul, e a votação pela internet também deu pontos para a candidata de Vidal Ramos.

 

Para o prefeito José Thomé, a festa foi um sucesso, graças a sua diversidade da programação e também aos shows nacionais que empolgaram o público. “Organizamos uma festa aberta ao público, com atrações todas gratuitas, com exceção de dois dos três shows nacionais. Mas estes estavam com ingressos a preços baixos se comparados a outras atrações. Com certeza, foi um fim de semana que muita gente aproveitou, conheceu mais de nossa agricultura nas feiras, comprou produtos, e gerou incremento de renda para a comunidade da área rural. É este o principal objetivo da nossa festa”

 

 

 

Agricultores de Mirim Doce participam da Agrovale

A Expofeira Agrícola do Alto Vale do Itajaí, realizada em Rio do Sul entre os dias 17 e 19, contou com expositores de Mirim Doce. No estande do município, foram expostos diversos produtos, como bolachas, ovos, pães, geleias e vinhos.

 

Na opinião do secretário de Agricultura, Valdecir Pereira, fazer parte da expofeira foi uma das formas de valorizar o agricultor de Mirim Doce. “Achei muito importante poder mostrar o que é produzido no nosso município às outras cidades da região”, avalia ele. “Agradecemos à organização da Agrovale e estaremos participando novamente das próximas edições”.

 

Um dos agricultores que esteve presente nos três dias do evento foi Jair Odorizzi, que considerou a participação relevante também como aprendizado. “Foi minha primeira participação e gostei muito, porque trouxe conhecimento e, no ano que vem, pretendo divulgar ainda mais produtos”, afirma ele.

Justen Celulares